America empata com o Nova Iguaçu e fica de fora da fase principal do Cariocão

WhatsApp Image 2019-01-13 at 17.33.35

Por Vitor Melo (Foto: Juliana Oliveira/America)

O America recebeu o Nova Iguaçu na tarde deste domingo, 13, no Estádio de Los Larios, pela última rodada da Seletiva e empatou por 1 a 1. Pedrinho, pelo lado rubro e Paulo Henrique, para os laranjas, foram os autores dos gols da partida. O resultado obtido deixou o Mecão na terceira colocação, impedindo o avanço da equipe à fase principal do Campeonato Carioca. Já o Laranja da Baixada, terminou a competição na penúltima posição, com apenas quatro pontos somados.

O jogo

Mesmo eliminado, o Nova Iguaçu não entregou os pontos de mão beijada ao America. Melhor no início do primeiro tempo, o time da Baixada Fluminense mostrou objetividade logo aos oito minutos. Caio Cesar lançou Edu em profundidade, que mandou por cima de Deola. Contudo, Vladimir estava na cobertura e salvou em cima da linha. Dois minutos depois, em sua primeira jogada contundente, o Mecão apresentou sua eficácia e soltou o grito de gol: Pedrinho aproveitou assistência por elevação de Felipe e disparou na saída do goleiro. 1 a 0.

Apesar do gol sofrido, os iguaçuanos não se abalaram e seguiram mais organizados no restante dos primeiros 45 minutos. Através destas circunstâncias, coube ao arqueiro rubro tomar para si o protagonismo do embate. Aos 17 minutos, Lucas Campos cruzou pela esquerda e a bola passou por todos, menos por Dieguinho, que finalizou como manda o figurino. Mas lá estava Deola para afastar o perigo.

Ainda no campo de ataque, o Laranja da Baixada chegou assustando novamente aos 30 minutos. Lucas Campos triangulou com Edu e Dieguinho, tirou da marcação e soltou uma bomba para o gol, porém, o camisa 1, com a ponta dos dedos, mandou pela linha de fundo. A superioridade pelos visitantes permaneceu até o fim da primeira etapa, mas os erros de finalização falaram mais alto e a partida seguiu favorável aos rubros. Placar parcial: 1 a 0.

WhatsApp Image 2019-01-13 at 18.11.25

A etapa final começou de maneira equilibrada, com boas chances para ambos os lados. Primeiro pelo lado iguaçuano, aos três minutos, quando Wallace cruzou certeiro para Edu arrematar em gol. Entretanto, Lucão se antecipou e livrou os rubros do pior. Em contragolpe, o America respondeu aos cinco. Miguel acionou Daniel pelo meio e o centro-avante disparou caprichosamente, tirando tinta da trave de Caio.

Buscando um resultado positivo para avançar no Cariocão, o time do técnico Luizinho Lemos teve sua chance de ouro aos oito: Chrispin avançou em diagonal, tirou do marcador e mandou direto para o gol. Miguel até tentou empurrar para a rede, mas a bola acabou saindo pela linha de fundo.  A resposta do Nova Iguaçu foi certeira. Aos 11 minutos, Paulo Henrique cobrou falta próxima à entrada da área e estufou a rede de Deola, que nada pôde fazer: 1 a 1.

A luta pela vaga na fase principal parecia, cada vez mais, estar indo por água a baixo. O golpe foi logo acusado pelo America, que mostrou um certo nervosismo no restante da partida. Assim, o time de Marcelo Sales aproveitou as jogadas de contra-ataque e por pouco não virou aos 21 minutos. Edu acionou Bruno Veiga, que saiu livre para marcar, mas o atacante acabou desperdiçando a melhor chance da virada. No fim, o Mecão se lançou totalmente ao ataque, mas nada que fosse suficiente para livrar a equipe do Grupo X. Resultado final: 1 a 1.