Festa vermelha! America derrota o Americano e conquista a Série B1 do Campeonato Carioca

Por Vitor Melo e Emerson Pereira (Fotos: Emerson Pereira/ Super Gol)

O America é o grande campeão da Série B1 do Campeonato Carioca! Eficaz, o Mecão triunfou sobre o Americano pelo placar de 1 a 0, no início da tarde deste sábado, 29, no Estádio Nilton Santos. Quaresma foi o autor do gol solitário, que confirmou mais uma taça para a galeria rubra em Campos Sales. O Cano, apesar do vice, também estará na primeira fase da Série A.

O jogo

Equilibrado, o início de primeiro tempo ficou marcado pela disputa de terreno entre as equipes, que tentavam assumir o protagonismo da decisão. Mais consciente, o America foi contundente logo na sua primeira oportunidade. Aos seis minutos, Daniel aproveitou sobra de bola na entrada da área e arrematou com perigo, tirando tinta do travessão campista. O Americano, por sua vez, mostrou poder de reação e assustou em seguida, quando Claudio Maradona ganhou na boa de Lucão e bateu cruzado, tirando suspiro dos torcedores americanos.

No comando do ataque, Claudio Maradona foi novamente eficaz. Aos 19, em chute de fora da área, o camisa 9 do Alvinegro do Parque Tamandaré  por pouco não abriu o placar. No lance, ele obrigou o arqueiro Rafael a se esticar todo e realizar grande defesa. Após a parada técnica, as equipes assumiram uma postura mais cautelosa e, assim, demoraram a criar novas investidas.

Aos 35 minutos da etapa inicial, o Rubro de Campos Sales teve sua oportunidade de ouro no confronto. Daniel recebeu cruzamento certeiro e ficou livre para balançar a rede, porém, Luiz Henrique mostrou reflexo ao defender a cabeçada firme do camisa 9. A melhor chance do Glorioso veio na sequência: Maikon Aquino puxou contra-ataque e acionou Maradona, que arrematou para a brilhante defesa de Rafael. Desta forma, a primeira etapa chegou ao fim: 0 a 0.

IMG_8263

Buscado o título da Série B1 do Campeonato Carioca, o America voltou do intervalo assumindo outra postura. Assim, os rubros passaram a dominar amplamente as ações ofensivas do embate. Melhor na segunda etapa, o Mecão inaugurou o marcador aos sete minutos, com Quaresma, que não hesitou, soltou uma bomba de fora da área e estufou a rede alvinegra: 1 a 0. Dois minutos depois, faltou pouco para o time do técnico Luizinho Lemos aumentar a vantagem. Daniel ganhou posse de Gabriel, invadiu a área e chutou na rede pelo lado de fora.

Sem reação na disputa, o Cano pareceu ter acusado o golpe e não mostrou eficiência em torno do segundo tempo. Com o jogo em mãos, só restou ao America segurar as investidas dos alvinegros e neutralizar as bolas que eram alçadas na área. Partindo para o fim, os rubros tiveram a chance de sacramentar o resultado. Aos 35 minutos, Daniel puxou contragolpe e tocou para Araruama, que pegou mal na bola e desperdiçou clara oportunidade de gol. O Cano ainda teve a oportunidade do empate aos 40, em falta na intermediária, mas Espinho não caprichou e isolou a reação da equipe. Resultado que sagrou o America campeão: 1 a 0, placar final.