America vence o Barra da Tijuca e volta ao G2 na Taça Santos Dumont

DSC_0234

Por Emerson Pereira (Fotos: Emerson Pereira/Super Gol/TFFA)

Caiu o último invicto dentro do Grupo A na Série B1 do Campeonato Carioca. Na tarde desta quarta-feira, 20, o Barra da Tijuca recebeu o America pela sétima rodada da Taça Santos Dumont no Estádio Aniceto Moscoso, em Madureira, e acabou levando a pior: derrota por 1 a 0, que resultou na saída da zona de classificação às semifinais. Com os mesmos 14 pontos do Tricolor da Zona Oeste, o Mecão entrou no Z2 por conta do saldo de gols superior (8 contra 4), ficando atrás apenas do líder Americano.

O jogo

Num confronto direto na briga pela parte de cima da tabela, Barra da Tijuca e America fizeram um jogo movimentado, até de certa forma pegado com entradas mais ríspidas. O Tricolor da Zona Oeste buscava seguir na zona de classificação e começou o primeiro tempo melhor, levando perigo com Thiaguinho logo aos três minutos, mas o goleiro Rafael segurou com segurança.

Marcando mais à frente, o Barra dificultava a saída de bola do America e acabava tendo um maior volume. Aos 16, em bola lançada por Erick, Geovane entrou com liberdade por trás da marcação e finalizou, obrigando Rafael a aparecer para fazer a interveção. Porém, a arbitragem já havia marcado o impedimento, deixando os rubros mais aliviados.

A melhor oportunidade do Mecão surgiu aos 32 minutos, quando Felipe Pará fez jogada individual pela direita, levou a bola para o meio da área e tocou para Moisés. O camisa 10 chutou e Victor Brasil fez ótima defesa, salvando os donos da casa.

DSC_0181

Assim como no primeiro tempo, no segundo, a primeira finalização foi Barra da Tijuca. No primeiro minuto, Geovane foi acionado na frente, entrou na grande área e bateu, parando em Rafael. Na resposta, aos quatro, Lopeu recebeu bola cruzada pela esquerda e emendou o chute, porém, Victor Brasil operou um verdadeiro milagre para evitar o empate rubro.

O America cresceu com o correr do relógio. Aos 16, Quaresma cruzou para Felipe Pará, que mandou à esquerda. No lance seguinte, Anderson Kuzel foi acionado na área e a bola passou tirando tinta do poste direito, mostrando que o gol estava amadurecendo. E ele finalmente saiu na bola parada, aos 28, com Nivaldo. Em cobrança de falta da entrada da área, o meia acertou o canto direito e venceu Victor Brasil: 1 a 1.

No fim, o Barra da Tijuca por pouco não voltou à frente do placar na mesma moeda, mas a falta de Erick parou em Rafael. O camisa 2 acabou sendo expulso na sequência, após disputa de bola com Wesley na altura do meio-campo. Com um a menos e com o pouco tempo pela frente, o Tricolor conheceu a sua primeira derrota e os três pontos foram para o America.

Próximos jogos

Ambos os times voltam a campo no sábado, dia 23, às 15h. O America recebe o Sampaio Corrêa em Edson Passos, enquanto o Barra da Tijuca busca a reabilitação diante do Barcelona no Estádio da Rua Bariri, em Olaria, Zona Norte.