Arte com as mãos: conheça os mini-craques paper

Por Luis Miguel Ferreira (Fotos: Emerson Pereira/Super Gol)

No mundo do futebol existem muitas tradições e uma delas é colecionar. Alguns colecionam camisas, outros ingressos ou até mesmo miniaturas de jogadores. Esse é o caso do artista plástico Christian Gama, de 44 anos, reconhecido pelo RankBrasil como o maior colecionador de mini-craques feitos de papel (mini-craques paper) do Brasil.

Nascido e morador de Belford Roxo, Christian trabalhava com arte de papel, quando seu pai a lhe apresentou algumas miniaturas de carros feitas de mesmo material. Ao ver as peças, ele decidiu trazer o tipo arte para o futebol, esporte que sempre acompanhou.

– Comecei fazendo camisas em miniatura, passei para os estádios e depois vieram os Mini Craques, tudo isso feito com papel – diz Chistian ao olhar orgulhoso para sua coleção.

Para divulgar seu trabalho e encontrar novos colecionadores, Christian criou seu site (http://www.christiangama.com.br). Por lá, recebeu sugestões e continuou o trabalho.

– A ideia dos mini-craques surgiu quando recebi um e-mail de um pai que estava se aposentando e queria fazer uma coleção com o filho, mas não tinha condição financeira. Ele conheceu meu site e sugeriu que eu fizesse uma coleção de mini-craques de papel, baseado nos mini-craques comuns. Fiz um teste, gostei do resultado e também passei a colecionar. Hoje, ao todo, somos mais de 20 colecionadores. O primeiro que eu fiz foi o Léo Moura, já que o filho do rapaz era flamenguista – explica.
14516409_1811711465733120_1170080681932544231_n

Com o projeto, Christan começou a ser conhecido e assim, conseguiu reconhecimento internacional. Ele citou alguns ídolos do futebol que já receberam a homenagem.

– Já fiz muitas homenagens e recebi o carinho dos homenageados. Já fiz o Zico, Juninho Pernambucano e Duílio. Na Copa Do Mundo de 2014 fiz as Mini Camisas e entreguei para o Özil e Messi – afirmou o artista, que seguiu:

– Meu maior feito foi entrar para o RankBrasil, como o maior colecionador de mini-craques de papel do Brasil. Minha meta é chegar a duas mil miniaturas – ressaltou Christian Gama.

O Super Gol, a partir do próximo mês, trará a coleção Mini-craques Paper para que você possa colecionar. Na primeira temporada, traremos 15 grandes jogadores que usaram as camisas dos times de menor investimento do Rio de Janeiro. Cada peça custará apenas R$ 8,00 e, fechando a coleção, você receberá uma mini-arquibancada – será enviada por e-mail – para expô-los.