Audax marca no segundo tempo, derrota o Barra da Tijuca e se garante na semifinal do returno

Por Emerson Pereira (Fotos: Emerson Pereira/Super Gol)

O Audax carimbou o seu passaporte para a semifinal da Taça Corcovado na tarde deste sábado, 25, em Conselheiro Galvão. Com gol de Samoel Pizzi, o time de São de Meriti bateu o Barra da Tijuca, garantiu-se no G-2 de sua chave e praticamente abortou o sonho dos adversários em conquistar o inédito acesso à elite do Campeonato Carioca.

Com uma rodada restante para o término da fase classificatória da Série B1, o Audax ocupa a primeira colocação do Grupo B com 19 pontos e, de quebra, pulou para quarto na classificação geral, chegando aos 32 pontos. Com um a menos, o Tricolor da Zona Oeste é o sétimo, mas já está eliminado no returno e é apenas o oitavo do Grupo A com 11 somados.

O jogo

A partida foi equilibrada do início ao fim. O Barra da Tijuca começou melhor, com maior volume de jogo e posse de bola. Aos 14, Paulo Vitor fez jogada pela esquerda, foi ao fundo, driblou o marcador e cruzou rasteiro para área. O meia Thiaguinho chegou batendo e mandou rente a trave esquerda de Max.

Ambos os times buscavam crias suas jogadas, mas tinham dificuldades em entrar nas áreas. Com isso, a bola de média distância se tornou a principal arma. Em especial para o Audax. Aos 28, Rodrigo Yuri teve espaço e arriscou, mandando à esquerda.  A resposta do Barra da Tijuca saiu na bola aérea, minutos depois. Allanzinho colocou na área e Fábio Braz ganhou no alto, cabeceando próximo do poste direito.

Aproveitando o bom momento, o Tricolor da Zona Oeste teve a sua principal oportunidade aos 37. Allanzinho achou Rickson dentro da área, pela direita, e bateu na saída do goleiro Max. A bola tinha endereço certo, mas explodiu no travessão e sobrou para Thiaguinho. Livre, o camisa 8 emendou voleio e mandou por cima.

DSC_0043

A volta do intervalo manteve as equipes com o mesmo equilíbrio. Porém, era o Audax que tinha o maior domínio da posse de bola e do espaço no campo. Contudo, todas as conclusões paravam nas mãos do goleiro Yan.

Pois é, paravam. Aos 38 minutos, Samoel Pizzi recebeu bom passe de Marcondele, dominou na grande área e bateu cruzado. A bola parecia segura para o goleiro do Barra da Tijuca, mas a pelota desviou em Fábio Braz, enganou Yan e entrou na esquerda: 1 a 0 Audax, resultado que garantiu a classificação.

Rodada final

As equipes retornam a campo no próximo sábado, 1º de setembro, fechando suas participações na fase classificatória da Segundona. O Audax recebe o Santa Cruz em Moça Bonita, na Zona Oeste, e o Barra da Tijuca cruza a Ponte Rio-Niterói para encarar o Itaboraí dentro do Alzirão. As partidas ocorrem de maneira simultânea, às 15h.