Audax vence, confirma liderança do Grupo B e rebaixa o Santa Cruz

Por Vitor Melo (Fotos: Vitor Melo/Super Gol)

O Audax venceu o Santa Cruz por 3 a 0 na tarde deste sábado, 01, em Moça Bonita, pela última rodada da Taça Corcovado, o returno da Série B1 do Campeonato Carioca. Os gols da vitória foram marcados por Jean, Gilcimar e Leo Pimenta. Com o resultado, o Laranja meritiense confirmou a quarta colocação da classificação geral e, de quebra, a ponta do Grupo B. Já o Santa Cruz, fechou sua participação em 19° lugar, sendo rebaixado para a Série B2 do ano seguinte.

O jogo

Buscando ser incisivo logo no minuto inicial da disputa, o Santa Cruz não se intimidou e por pouco não abriu o marcador em sua primeira subida ao ataque. Rincon recebeu passe na entrada da grande área e soltou uma bomba para a brilhante defesa do arqueiro audaxiano. A resposta dos donos da casa foi mortal. Aos cinco, Leo Pimenta acionou Jean na ponta esquerda, que deslocou o marcador e arrematou cruzado, sem chances para Dudu: 1 a 0.

Após o gol inaugural, o Audax permaneceu pressionando o adversário no campo de ataque. Através deste panorama, aos 10 minutos, na bobeada da zaga visitante, Iuri Pimentel aproveitou e saiu frente a frente com Dudu, que bloqueou o chute, porém, a bola sobrou para Leo Pimenta, que pegou mal e desperdiçou a chance de aumentar a vantagem.

Sob forte sol e intenso calor, o embate seguiu com o amplo domínio nas ações ofensivas pelos donos da casa. Já a equipe da Zona Oeste, mostrava pouca eficacia no ataque e, com isso, não obteve êxito na conclusão das jogadas. Próximo do fim da primeira etapa, os mandantes pisaram no freio e diminuíram o forte ritmo, através do desgaste físico, resultando na ida para o vestiário sem mais alterações no placar.

IMG_1781

Na volta para a etapa complementar, a equipe do técnico Eduardo Allax adotou postura semelhante à dos 45 minutos iniciais e, desta maneira, não cedia espaços para o adversário sair com a bola no pé, que por sua vez, apresentava enorme dificuldade na briga pela segunda bola. Com o decorrer do tempo, os mandantes se aproximavam cada vez mais do acréscimo da vantagem. O fato veio à tona de fato aos 34, quando o  árbitro pegou toque de mão na área e assinalou penalidade para o Audax; Gilcimar cobrou com frieza e deslocou Dudu, que nada pôde fazer.

O Santa Cruz esteve perto de marcar o seu gol de honra aos 39, onde Vinicius Calixto roubou a bola na saída adversária e em seguida soltou o chute, mas a bola passou tirando tinta da trave de Max. Realçando o predomínio nos 90 minutos, o Audax foi novamente preciso aos 46: Rodrigo Yuri tabelou com Leo Pimenta, que invadiu a área e ainda teve tempo de driblar o goleiro para estufar a rede. Assim o embate caminhou para o fim, alegria de um lado e tristeza de outro: 3 a 0, resultado final.

Próximos compromissos

Pela semifinal da Taça Corcovado, o Audax volta a campo no próximo sábado, 08, contra o Americano, em Moça Bonita, às 15h. Entretanto, a equipe meritiense ainda joga quarta, 05, pelo jogo da volta da quartas de final da Copa Rio, no Moacyrzão, também às 15h.