Boavista e Americano se classificam à final da Copa Rio

Por Super Gol

Boavista e Americano carimbaram seus passaportes à final da Copa Rio 2017 na tarde desta quarta-feira (13). Enquanto o Verdão de Saquarema despachou o Tigres do Brasil por 3 a 1, o Cano jogou com o regulamento, perdeu por 1 a 0 para o São Gonçalo e avançou graças ao triunfo de 2 a 0, na partida de ida.  Com isso, ambos os times se garantiram numa competição nacional na próxima temporada, seja a Copa do Brasil seja a Série D do Campeonato Brasileiro. O campeão escolhe o que disputar; o vice fica com a sobra.

Para o Boavista, o 0 a 0 já bastava para voltar à final da Copa Rio após quatro anos. Isso porque havia empatado por 1 a 1 fora de casa, no Los Larios. E classificação saiu no triunfo de 3 a 1, de virada, com gols dois gols do artilheiro Felipe Augusto e um de William Maranhão. Rafael Carioca foi quem abriu o placar em favor do Tigres, time comandado justamente pelo treinador que levou o Verdão em sua primeira decisão na competição, Emanoel Sacramento.

No Alziro de Almeida, em Itaboraí, a missão do São Gonçalo era mais difícil. A equipe de Renato Alvarenga deveria superar o Americano por três gols de diferença para conquistar a inédita vaga na final e, de quebra, a classificação para uma competição nacional. O Azulão até venceu com gol contra de Espinho, mas viu a classificação partir rumo a Campos dos Goytacazes. Romário, já no fim, ainda desperdiçou um pênalti para o Alvinegro.

A final seguirá sendo em ida e volta, mas sem o critério do gol fora de casa. Ou seja, em casa de empate, a decisão será nos pênaltis. O mando de campo será sorteado nesta quinta-feira, às 13h30, na sede da Ferj, no bairro do Maracanã, Zona Norte.