Brasileirão Série D! Confira os clubes cariocas que irão jogar essa competição

Super gol 2

Por Thierry Silva (Fotos: Divulgação)

A edição 2018 do Campeonato Brasileiro Série D contará com quatro equipes do Rio de Janeiro: Americano, Macaé, Madureira e Nova Iguaçu. A competição terá 68 times divididos em 17 grupos, com quatro equipes cada.

A primeira fase será turno e returno dentro do grupo. Os primeiros colocados irão direto para segunda fase, os melhores 15 colocados se juntam e completam os 32 times da segunda parte do torneio, que começa a ser mata a mata até a final, marcada para o dia 5 de agosto. As quatro melhores equipes, os semifinalistas, se classificam para a terceira divisão do ano que vem.

Americano

Com o vice-campeonato da Copa Rio de 2017, já que o campeão, Boavista, escolheu jogar a Copa do Brasil, o Alvinegro conseguiu a vaga para voltar ao Campeonato Brasileiro. Mandará seus jogos no estádio Moarcyzão, em Macaé. Josué Teixeira, ex-treinador do Macaé, comandará a equipe nessa competição.

A equipe se encontra no grupo A13, com o Atlético-ES, Novorizontino-SP e Uberlândia-MG, e sua estreia será no feriado do dia 23 de abril, no estádio Moarcyrzão, às 15h, contra o time paulista.

Série A: 8 participações

Série B: 20 participações

Série C: 5 participações

Série D: Estreia (2018)

Título: Série B (1987)

Macaé

Na última temporada, o Alvianil Praiano jogou a terceira divisão do Brasileiro e acabou sendo rebaixado para a Série D desse ano. Assim como o Americano, o clube mandará os jogos em seu estádio, o Moarcyzão. O Macaé contratou o treinador Felipe Conceição, que chegou a dirigir o Botafogo em alguns jogos do Carioca 2018, mas acabou sendo demitido ainda no decorrer do torneio.

A equipe está no grupo A12, junto com o Espirito Santo, Itumbiara-GO e URT-MG. O time estreia fora de casa, no dia 22 de abril, às 15h, contra o Itumbiara de Goiás.

Série A: Nenhuma vez

Série B: 1 participação

Série C: 9 participações

Série D: 2 participações

Título: Série C (2014)

Madureira

A equipe da Zona Norte do Rio de Janeiro conseguiu a vaga para o Brasileiro através do Estadual de 2017. Mandará seus jogos no estádio Aniceto Moscoso, mais conhecido como Conselheiro Galvão, e o responsável por dirigir o time nessa competição será o Gilberto Corôa, que assumiu no final do Carioca desse ano após a demissão do Djair.

O Madureira está no grupo A14, com a Caldense-MG, Maringá-PR e Linsense-SP, com que faz sua estreia no torneio, no dia 21 de abril, às 15h, jogando em casa.

Série A: Nenhuma vez

Série B: Nenhuma vez

Série C: 13 participações

Série D: 4 participações

Nova Iguaçu

Assim como o Madureira, o Laranjão da Baixada conseguiu a vaga para a quarta divisão da competição nacional através do Carioca 2017. O clube mandará seus jogos no estádio Jânio Moraes, o famoso Laranjão. Após dirigir as categorias de base do clube nos anos anteriores e conseguir o título do Carioca Sub-20 de 2017 com o Vasco, o técnico Marcus Alexandre voltou ao clube para comandar o Nova Iguaçu nessa Série D.

A equipe da Baixada Fluminense se encontra no grupo A15, juntamente com o Caxias do Sul-RS, Inter de Lages-SC e Mirassol-SP. Sua estreia será no dia 22 de abril, contra a equipe de São Paulo, fora de casa, às 16h.

Série A: Nenhuma vez

Série B: Nenhuma vez

Série C: Nenhuma vez

Série D: 2 participações (2013 e 2018)