Campos passa pelo Itaboraí e consegue inédito acesso à Série A; Nova Iguaçu também sobe

Por Super Gol (Foto: Carlos Grevi)

O Campos Atlético ficou 26 anos longe das competições oficiais, voltando na última temporada na Série C. Logo, conseguiu o acesso à Série B. Porém, o Rouxinho foi além e este sábado, dia 24 de setembro de 2015, estará para sempre no livro de 112 anos da história do clube. O motivo: o dia do acesso à elite do Campeonato Carioca, conquistado ao vencer o Itaboraí no Eucyr Resende, em Saquarema, por 2 a 0. Com isso, o time do Norte Fluminense chegou aos seis pontos e não pode ser mais alcançado pelo Azulão, que tem um, subindo de divisão ao lado do Nova Iguaçu.

A partida na Região dos Lagos começou equilibrada, muito truncada. Com o desenrolar do tempo, o Campos passou a ter maior posse de bola e teve a primeira chance clara aos 11 minutos, quando Anderson Manga cobrou falta rente a trave de Dida. Na sequência, aos 12, em contra-ataque, Paquetá foi acionado por Manga e finalizou para estufar a rede: 1 a 0.

Melhor, o Campos dominava a partida e neutralizava as tentativas do Itaboraí, sempre em velocidade. Os campistas ampliaram na reta final do primeiro tempo, aos 44. Na ocasião, Anderson Manga recebeu cruzamento e efetuou cabeceio certeiro para vencer Dida: 2 a 0.

Atrás no marcador, o Itaboraí adotou uma postura mais ousada no segundo tempo. A sua principal oportunidade surgiu aos 27, quando Caio Cezar fez jogada individual, entrou na área e ficou frente a frente com Bambu. Ele bateu, mas o goleiro fez linda defesa para evitar o que seria o primeiro gol dos mandantes.

Aos 32, Jadinho foi expulso e deixou o Campos com um jogador a menos. Bom para o Itaboraí? Até poderia ter sido, contudo o time de Luiz Antônio Ferreira também ficou com menos um: Raphael Andrade levou o segundo amarelo após falta em Paquetá. Com 10 para casa lado, o Rouxinho apenas deixou o tempo passar e pôde soltar comemorar a subida de divisão.

Agora, o Campos vai em busca do título da Série B. Terça, dia 27, às 15h, o Rouxinho recebe o Nova Iguaçu no Estádio Ary de Oliveira, em Campos dos Goytacazes, e pode levantar o caneco com uma vitória simples. No mesmo dia e horário, o Itaboraí enfrenta a Portuguesa pela Copa Rio, no Alziro de Almeida. No Triangular Final, o Azulão ainda tem mais uma partida para cumprir de tabela.