Conflitos de tabela nas Séries B e C

O ano de 2013 entrará para a história do futebol do Rio de Janeiro como um dos anos mais tumultuados pelas brigas judiciais envolvendo as Séries B e C do Campeonato Carioca. Na Segundona temos uma paralisação que já dura 55 dias, devido uma batalha judicial que já passou por três julgamentos e envolve: America, Goytacaz e São João da Barra. No próximo dia 8, essa briga alcançará as esferas nacionais, pois o caso que julga a irregularidade do zagueiro Tallis nas partidas do Goytacaz contra o Angra dos Reis e o Sampaio Corrêa chegará ao STJD. Caso o STJD mantenha a posição de irregularidade do atleta Tallis nos dois jogos citados, a equipe campista será eliminada da competição, garantindo o America no Triangular Final e o São João da Barra nas semifinais da Taça Corcovado.



São Gonçalo EC chegou a ser suspenso na Série C.
Foto: Gustavo de Azevedo.

Na Terceirona o caso já foi solucionado. O São Cristóvão entrou no TJD/RJ com uma acusação de escalação irregular do atacante Marcus Vinícius em todos os jogos da competição, feita pelo São Gonçalo EC. Após dois julgamentos em âmbitos estaduais que mantiveram os gonçalenses na Segunda Fase por unanimidade, o São Cristóvão decidiu desistir da ação, retomando à normalidade a competição. Esse imbróglio, assim como na Série B, fez a Série C também sofrer uma paralisação. Entretanto, por um período menor. A competição parou por apenas 10 dias. O São Gonçalo EC teve seus jogos suspensos até que o imbróglio fosse resolvido e com o desfecho do caso à seu favor, o time gonçalense estreará na Segunda Fase no próximo domingo, contra o Duquecaxiense no Clube Mauá. 

Mas mesmo com um problema solucionado na Série C e um outro que parece estar ao seu final na Série B, os efeitos negativos dessas paralisações ainda estão longe de serem interrompidos. Fora o fato dos clubes que ainda estão em atividade na Série B estarem passando sérias dificuldades para honrarem suas folhas de pagamentos, ainda poderemos ver desencontros nas tabelas das duas divisões com a da Copa Rio. Lembrando que a Copa Rio é um torneio que terá o seu começo em 01/09 e que sempre reúne equipes das três divisões estaduais, as mantendo em atividade no segundo semestre.

Mesmo que olhemos com otimismo para a Série B, se o Bonsucesso não for campeão da Taça Corcovado, fatalmente não teremos datas suficientes para manter o calendário da Copa Rio da forma organizada junto a um suposto Triangular Final, que na melhor das hipóteses terminaria em 04/09. Se olharmos pelo ponto de vista da Série C, poderemos encontrar o inusitado fato do São Gonçalo EC ter duas partidas marcadas para a mesma data e horário:

Carioca – Série C:
01/09 – 15:00 – São Gonçalo FC x São Gonçalo EC – Motorista

Copa Rio:
01/09 – 15:00 – America x São Gonçalo EC – Giulite Coutinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *