Itaboraí e Americano empatam na partida de ida da decisão da Copa Rio

IMG_9066

Por Vitor Melo (Fotos: Luis Miguel Ferreira/Super Gol)

Nos primeiros 90 minutos da decisão da Copa Rio, o Itaboraí recebeu o Americano na tarde desta quarta-feira, 03, no Estádio Alziro de Almeida, no Leste Fluminense, e acabou ficando no empate por 1 a 1. Bruno Santos abriu a contagem em favor do Azulão durante a primeira etapa, mas Cláudio Maradona tratou de igualar a contagem durante o tempo final e deixou tudo em aberto para o jogo de volta, que ocorrerá no próximo sábado, 06, em Cardoso Moreira.

O jogo

Em um primeiro tempo onde as equipes demoraram a encontrar seus rumos no confronto, quem desequilibrou foram os donos da casa. Melhor no começo da disputa, o Itaboraí conseguiu construir suas investidas através dos espaços cedidos pelos visitantes, que por sua vez, tinham dificuldades em propor seu jogo. Mesmo com o maior volume de jogo, o Azulão chegou com perigo somente aos 19, quando Douglas recebeu de Nélio e mandou para o gol, mas o árbitro pegou o impedimento.

Apesar de emparelhar o confronto, a equipe de Campos do Goytacazes pecou no último passe e não conseguiu ser eficaz. Em contragolpe aos 29, os mandantes por pouco não abriram o placar. Gustavo Moura chutou rasteiro de fora da área e a bola passou tirando tinta da trave. No lance, Galhardo ainda se atirou, mas não chegou a tempo de empurrar para o gol.

Quando o primeiro tempo estava encaminhando para o empate sem gols, o Itaboraí inaugurou o placar aos 41. Galhardo cruzou pela ponta esquerda e Bruno Santos entrou como elemento surpresa na área, para estufar a rede de Luis Henrique: 1 a 0. O Americano respondeu com efetividade dois minutos depois. Em falta cobrada na entrada da área, Maradona chutou com perigo e obrigou Eduardo a se esticar todo e realizar boa defesa.

IMG_8809

Precisando de um empate para decidir em casa, o Cano voltou para o segundo tempo com uma postura mais ofensiva e foi contundente logo aos dois minutos. Em cruzamento para a área, Rodrigão tirou mal e afastou o perigo contra a própria meta, porém, a bola tocou à trave. Apostando nos lançamentos e na verticalização das jogadas, o Glorioso se aproximava cada vez mais do tento igualitário.

Aos 12, Maradona cobrou nova falta pela diagonal, mas parou na boa defesa de Eduardo. A chance de ouro dos donos da casa foi no lance seguinte: Gabriel bobeou na saída de bola e Douglas aproveitou para acionar Bruno Santos, que chutou em gol. Atento, Luis Henrique salvou o que seria o segundo gol do Azulão. O contragolpe do Cano veio de uma jogada que estava sendo ensaiada desde o início da etapa complementar. Aos 15, Maikon Aquino alçou bola na área e Di Maria testou com perigo, tirando suspiros dos torcedores itaboraienses.

Pressionado no embate, o Itaboraí respondeu com eficácia aos 18. Galhardo inverteu para Bruno Santos, que chutou com força para a defesa de Luis Henrique em dois tempos. Sem abdicar das ações ofensivas, o Alvinegro do Parque Tamandaré conseguiu furar o bloqueio dos donos da casa e chegou ao seu gol aos 22. Rafinha cruzou para Maradona, que não hesitou e estufou a rede dos donos da casa. A chace da virada apareceu aos 40 minutos, quando Maradona invadiu a área e mandou para o gol, porém, Diego Macedo bloqueou o chute e impediu o gol da vitória. Placar final: 1 a 1.

Próximos compromissos

Americano e Itaboraí voltam a se enfrentar pelo jogo de volta da final da Copa Rio no próximo sábado, 06, no Estádio Ferreirão, às 15h.