Itaboraí estreia na Série D empatando com o Novorizontino-SP

Por Emerson Pereira (Fotos: Emerson Pereira/Super Gol)

O Itaboraí iniciou com empate a sua trajetória na Série D do Campeonato Brasileiro na tarde deste domingo, 5, no Estádio Alziro de Almeida. Em sua primeira partida na temporada, a Águia do Leste Fluminense empatou por 1 a 1 com o Novorizontino-SP, equipe que esteve nas quartas de final do Campeonato Paulista. Após sair atrás no placar, Sorriso empatou ainda no primeiro tempo e ajudou na soma do primeiro ponto da equipe dentro do Grupo A14.

O jogo

A primeira partida da história do Itaboraí em competições nacionais começou longe do que era esperado por seus torcedores. Com apenas dois minutos, a equipe saiu jogando errado, o meio do Novorizontino recuperou e a bola chegou até Elvinho, que ajeitou e mandou um lindo chute no ângulo esquerdo: 1 a 0. Os paulistas viviam bom momento e não ampliaram por pouco, aos cinco. Em bola colocada na área, Flávio Boaventura recebeu com liberdade e cabeceou próximo ao travessão.

O Itaboraí foi se arrumando aos poucos e passou a equilibrar as ações do confronto. Aos 19, Gabriel Galhardo cobrou escanteio pela esquerda e David apareceu na primeira trave, desviando de cabeça e colocando para o fundo da rede: 1 a 1. E a virada quase ocorreu minutos depois, quando Sorriso foi lançado na frente, invadiu a área e tocou na saída do goleiro Oliveira. A bola tinha o caminho do gol, mas a defesa cortou e saiu em contra-ataque.

Aos 30, o Novorizontino voltou a assustar com Carlão. Ele recebeu após bate-rebate em cobrança de falta, apareceu com liberdade e tocou no canto de Luis Henrique. Seria o segundo gol do Tigre, mas a arbitragem marcou impedimento. No fim, aos 45, Danielzinho arriscou de longe e o goleiro itaboraiense foi na canto superior esquerdo para desviar com as pontas dos dedos.

DSC_0139

Diferentemente do primeiro, o início do segundo do tempo do Itaboraí foi melhor. Aos seis minutos, Léo Itaperuna foi lançado pela esquerda e bateu forte, mas o goleiro Oliveira colocou para escanteio. O Novorizontino levou perigo somente aos 17. No lance, Léo Tocantins bateu rasteiro da meia-lua da grande área, a bola desviou na defesa do Azulão e passou tirando tinta da trave esquerda. Dois minutos depois, Carlão recebeu com liberdade e finalizou. Para a sorte do time da casa, Luis Henrique reduziu o espaço e salvou.

O jogo ficou quente aos 26 minutos, quando Sanderson foi expulso e gerou revolta para os atletas do Itaboraí. Enquanto o goleiro Luis Henrique reclamava fora do gol, Paulinho cobrou falta de longe, a bola viajou e parou no travessão, o que gerou mais protestos. Com um a menos, o Itaboraí se defendia e buscava sair em velocidade. Numa dessas escapadas, aos 34, Sorriso recebeu de Gean Muller e bateu na esquerda, levando perigo aos visitantes.

No fim, o Novorizontino tentou voltar à frente do placar nas jogadas aéreas. Bem postada, a defesa do Itaboraí conteve o ímpeto adversário, segurou o 1 a 1 e garantiu o primeiro ponto na Série D.