Itaperuna bate União de Marechal fora de casa e segue vivo na disputa pelo acesso

DSCF0740

Por Gustavo de Azevedo (Fotos: Gustavo de Azevedo/Super Gol)

O jogo desta tarde de sábado, 07, no estádio Nielsen Louzada, em Mesquita, esteve de longe de ser dos mais empolgantes, no entanto foi suficiente para o Itaperuna seguir sonhando com o acesso à terceira divisão (Série B2). Em partida válida pela 5ª rodada do returno da fase principal do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro – Série C, a Águia do Noroeste bateu o União de Marechal Hermes pelo placar de 1 a 0, jogando com 10 jogadores desde os 23 minutos do segundo tempo e segue firme em vista do acesso.

A vitória longe de casa foi fundamental para os planos do Itaperuna seguir buscando entrar na zona de playoffs do grupo A da Série C. A Águia segue na 4ª colocação de sua chave somando 18 pontos, um a menos que o Tomazinho, 3º colocado, que está dentro da zona de playoffs e que joga neste domingo, 08, contra o Campos Atlético, no norte do estado. Já o União segue com sua fraca campanha na competição, se segurando na 6ª colocação do grupo B com 7 pontos, mas podendo ainda ser ultrapassado nesta rodada pelo Riostrense que tem 5 pontos e que está duas posições abaixo do time da Zona Norte carioca.

A PARTIDA

Jogo feio e irritadiço na primeira parte

Quem esperava uma partida fácil em favor dos visitantes dada as situações díspares de União de Marechal Hermes e Itaperuna na competição se enganou profundamente quanto ao panorama dos 45 minutos iniciais de jogo no estádio Louzadão. O Itaperuna entrou em campo errando muitas jogadas ofensivas, não incomodando a meta do goleiro TH, do União, e ainda abusando das entradas duras nas divididas.

O primeiro fato a ser destacado foi a expulsão do treinador do Itaperuna, Nabor Andrade, com 11 minutos de jogo. A razão da punição seria as constantes reclamações ao árbitro do jogo. O acontecimento parecia demonstrar que o time do Noroeste não estava com a mentalidade das mais tranquilas. Quando o time do Itaperuna conseguiu dominar o psicológico e não cair nas sucessivas linhas de impedimento do União, até conseguiu criar boas jogadas.

Aos 31 minutos, Andinho encontrou Rafael em condições de marcar na grande área, mas o camisa 8 do Itaperuna desperdiçou a finalizar torto e em seguida a zaga suster o perigo. Um minuto depois a chance mais clara da etapa primeira. Contra-ataque veloz. Fábio avançou do meio de campo até a grande área do União de Marechal Hermes, saindo frente a frente com o goleiro TH, mas acabou chutando por cima a chance de abrir o placar. Com isso o primeiro tempo se encerrou zerado.

DSCF0787
FESTA! Atletas do Itaperuna celebram o gol vitorioso da Águia na partida.

Itaperuna não sente jogador expulso e leva os três pontos

Na segunda etapa, mesmo ainda não mostrando o futebol jogado no empate em 2 a 2 contra o Casimiro de Abreu na rodada passada, o Itaperuna conseguiu imprimir um ritmo um pouco mais forte do habitual nos primeiros 15 minutos iniciais. Logo com 4 minutos, Andinho bateu falta frontal da meia lua com força, a bola desviou na defesa e quase entra no canto direito de TH.

Aos 8 minutos, Andinho encontra Bruninho na risca da grande área. O camisa 11 se livra de um marcador e chuta forte para a bola passar rente a trave direita da baliza do União. Seis minutos mais tarde, Andinho recebeu bola pela esquerda e chutou cruzado, porém a defesa da Pantera Negra rechaçou o perigo.

No entanto, essa pressão que o Itaperuna exercia tratou de ser sabotada aos 23 minutos com a expulsão de Cleytinho, que recebeu cartão vermelho direto após entrar de forma criminosa em um atleta adversário. Após isso, o União de Marechal Hermes, sempre muito tímido ao longo do jogo, começou a se aventurar com mais veemência ao ataque.

Aos 35 minutos, Bibiu invadiu a grande área pelo lado esquerdo, cruzou na segunda trave, mas o camisa 16 Bahia não aproveitou a melhor oportunidade do União em todo o jogo. Daí em diante, nos 10 minutos finais, os dois times se lançaram ao ataque na base da emoção. Quem se deu melhor foi o Itaperuna. Aos 42 minutos, Preto fez boa jogada pela esquerda, entrou na grande área e serviu Izair, que de frente para o gol, balançou as redes e decretou a vitória do Itaperuna por 1 a 0.

PRÓXIMOS JOGOS

Na 6ª rodada do returno da Série C, União de Marechal Hermes e Itaperuna vão a campo no próximo final de semana. Jogando em Miracema, no estádio Plínio Bastos de Barros, o Itaperuna receberá o Itaboraí Profut, no próximo sábado, 14, às 15 horas. Já o União de Marechal Hermes jogará fora de casa, no estádio Alziro de Almeida, em Itaboraí, diante do Campo Grande, no domingo, 15, às 16 horas.

FICHA TÉCNICA

União de Marechal Hermes 0x1 Itaperuna

Campeonato Estadual do Rio de Janeiro 2017 – Série C
Fase Principal – 5ª Rodada – Returno

Data: Sábado, 07 de outubro de 2017;
Horário: 15 horas;
Local: Estádio Nielsen Louzada, o Louzadão, Mesquita-RJ;

União de Marechal Hermes: TH; Dias (Boca – 18’2ºT), Cidinho, Marley e Wesley (Bahia – 20’2ºT); Duarte, Paracambi (Marquinhos – 25’2ºT), Marcelo Almeida, Bruno e Bibiu; Douglas. T: Marco Vinicius Cândido de Oliveira

Itaperuna:  Gabriel; Cleytinho, Rogério, Zói e Robson; Fábio, Bedey (Izair – 38’2ºT) e  Bruninho; Andinho, Rafael e Preto. Técnico: Nabor Andrade

Gols: Izair (0x1 – 42′ 2ºT);

Cartões Amarelos: UMH (Duarte e Bibiu) – ITA (Rogério, Fabio e  Bruninho);

Cartões Vermelhos: ITA (Cleytinho – 23’2ºT);