O Grande Guia Completo do Campeonato Carioca 2014 – Série C

Por Emerson Pereira e Gustavo de Azevedo

Apresentação

A data de 04 de maio marca o início da divisão mais operária do futebol fluminense, o Campeonato Carioca – Série C. Vinte e três equipes confirmaram presença no certame e correrão atrás da bola por quatro vagas que serão passe livre ao Campeonato Carioca – Série B de 2015 e quem sabe a estrada para o sonho de chegar a elite estadual. Aparecer na televisão, pisar no Maracanã, e enfrentar Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama pode parecer muito para estas simpáticas equipes, até improvável, mas vale lembrar que Cardoso Moreira, Quissamã e Resende vieram daqui, amigos. Mas antes de sonhar acordado, tudo se passará nestes campos, que andam sofrendo com o desmatamento de seus gramado, com instalações longe do padrão FIFA, estádios mudos devido a falta de torcida para animar os entreveiros e partidas que ficam à mercê de alguma paralisação pelos mais loucos motivos e que podem acarretar nos famigerados WOs. A Terceirona Carioca é o lado mais duro do futebol profissional praticado nas terras quentes, banhadas pelo Oceano Atlântico e abençoadas pelo Dedo de Deus… Tente não perder as resenhas elaboradas pelos repórteres do Super Gol, que trarão “tin tin pot tin tin” do que acontecerá de domingo a domingo no Campeonato Carioca – Série C de 2014. Então, operários às máquinas… #VaiTerSérieC!!!

Já levantamos essa taça!

CAMPEÕES
1914
Vila Isabel
1994
Nova Iguaçu
1915
Palmeiras
1995
Lucas
1916
Icarahy
1996
Tio Sam
1917
Americano (Rio de Janeiro)
1997
Rio de Janeiro (atual CFZ)
1918
Esperança
1998
Botafogo de Macaé (atual Macaé Esporte)
1919
Hellênico
1999
Angra dos Reis
1920
Metropolitano
2000
Independente (atual Serra Macaense)
1981
Mesquita
2001
Rio Branco
1982
Siderantim
2002
Casimiro de Abreu
1983
Nacional
2003
Bonsucesso
1984
Rio Branco
2004
CFZ
1985
Porto Alegre (atual Itaperuna)
2005
Estácio de Sá
1986
Tomazinho
2006
Cardoso Moreira
1987
Paduano
2007
Sendas Pão de Açúcar (atual Audax Rio de Janeiro)
1988
União Nacional e América-TR
2008
Quissamã
1989
Rio das Ostras
2009
Sampaio Corrêa
1990
Ceres
2010
São João da Barra
1991
Saquarema
2011
Goytacaz
1992
Serrano
2012
Paduano
1993
Bayer
2013
São Gonçalo EC
2014
Gonçalense

Vale a pena ver de novo

São Gonçalo EC levantou a taça de campeão em 2013. (Foto: Emerson Pereira)
São Gonçalo EC levantou a taça de campeão em 2013. (Foto: Emerson Pereira)

Na edição 2013 do Campeonato Carioca – Série C, tivemos em tese 36 equipes em campo, porém devido algumas exclusões o número foi um pouco menor, 32 ao início do campeonato e 31 ao fim da Primeira Fase. Isso devido à Atlético Rio, Carapebus, Everest e Rio das Ostras declinarem da disputa antes do início da competição começar e ainda, somado a estes, o La Coruña acarretou três WOs na Primeira Fase e acabou excluído do campoenato. Com todos estes impropérios, a Série C passada foi afetada negativamente com 58 WOs dentre as suas 250 partidas realizadas. Motivos de todas as formas justificaram a não realização ou não encerramento das partidas como, além da exclusão das equipes mencionadas, tivemos  falta de ambulância, falta de médico da equipe mandante, falta de segurança para ocorrência dos jogos e até o impedimento da entrada das equipes no local de jogo, como acontecido no estádio Miécimo da Silva (Campo Grande, Rio) para o jogo entre Rio São Paulo x São Pedro, ainda na Primeira Fase do certame.

A média de gol não foi alta e com a exclusão dos jogos que terminaram em WO e seus gols computados, tivemos uma média de 2,588 gols por partida. Os 18 jogos terminados em empate de zero foram cúmplices de placares magros e partidas insossas na competição. Em contrapartida, São Gonçalo FC e São Cristóvão aplicaram as maiores goleadas do campeonato: 7 a 0, ambos sobre o Futuro Bem Próximo. E os santos não estavam mesmo do lado do Futuro, que fez a pior campanha da competição: 10 jogos, 9 derrotas, 1 empate e nenhuma vitória – 4 gols marcados, 32 gols sofridos e saldo de -28. Foi dura a sina da equipe futurista. Voltando ao assunto dos gols, o principal artilheiro da edição foi o atacante Celsinho do Queimados com 14 gols, em seguida na vice-artilharia vieram o atacante Ciélio do Riostrense, o meio-campo Nill do Miguel Couto e o atacante Araújo do São Pedro, todos com 10 gols anotados.

Os grandes felizardos da edição 2013 da Série C foram Grêmio Mangaratibense, Queimados, Miguel Couto e São Gonçalo EC, que após cinco meses de competição alcançaram o tão sonhado acesso à Série B do Campeonato Carioca de 2014. O São Gonçalo EC teve ainda mais motivos para comemorar, pois além do acesso levou o caneco do torneio ao bater o Miguel Couto na grande final, após uma vitória de 2 a 0 em casa e um empate em 1 a 1 no estádio Giulite Coutinho, que assim selaram o primeiro título da história da agremiação gonçalense fundada em 2010. A vitoriosa campanha do São Gonçalo EC no torneio começou com uma estrondosa goleada no rival local, São Gonçalo FC, pelo placar de 6 a 0 e é resumida abaixo.

 

CAMPANHA - SÃO GONÇALO EC
Fase
J
PG
V
E
D
GP
GC
SG
Primeira
10
21
6
3
1
20
5
15
Segunda
11
19
5
4
1
12
5
7
Final
2
4
1
1
0
3
1
2
Total
23
44
12
8
2
35
11
24

Fórmula de disputa

A edição 2014 do Campeonato Carioca – Série C herdará o regulamento de 2013, conforme obriga o Estatuto do Torcedor, que impõe a repetição de um regulamento por duas edições seguidas de uma determinada competição. Assim, o campeonato continuará tendo três fases e ao final do certame, teremos o acesso de quatro equipes à Série B do Campeonato Carioca 2015.

Na Primeira Fase da competição, as 23 equipes estão dividas em cinco grupos, onde jogarão em formato de ida e volta dentro de seus grupos. Após o término desta fase, classificam-se para o estágio seguinte as duas melhores equipes de cada grupo, mais os dois melhores terceiros colocados, utilizando o critério do Índice Técnico. Sim, é a volta do tão polêmico critério de desempate idealizado pela FERJ na seguinte fórmula: (Pontos Ganhos + Saldo de Gols)/Jogos. O critério retorna já que o número de equipes não é divisível pelo número de grupos, gerando grupos com quantidades diferentes de equipes e assim, o critério traz uma igualdade de condições nas classificações por terceiro lugar.

Dessa forma, teremos 12 equipes classificadas para a Segunda Fase. Nesta fase as equipes jogam no formato de todos contra todos, dentro e fora do seu grupo, apenas em sistema de ida, contabilizando 11 jogos ao todo. Após esta fase mais longa, são conhecidas as primeiras equipes aptas ao acesso: os campeões de cada grupo que farão a grande final da competição. Na última fase, os segundos e terceiros colocados de cada grupo se enfrentam em cruzamento olímpico (2ºA x 3ºB – 3ºA x 2ºB) e os vencedores de cada confronto garantem as últimas duas vagas à divisão intermediária do futebol carioca em 2015. Uma observação sobre a final e a repescagem.  O resultado do agregado dos confrontos é ignorado para os critérios de desempate. Assim, se uma equipe A vence o jogo de ida por 3 a 0, terá que garantir ao menos um empate na volta, senão, em caso de qualquer derrota, a vaga ou título é decidido na disputa de cobranças de pênaltis.

Assim como em outros anos, o Campeonato Carioca de 2014 – Série C mantém o limite de idade dos atletas das equipes participantes em 23 anos (nascidos em 1991), com exceção para apenas 5 jogadores por partida. As equipes poderão registrar seus atletas até a data de 10 de julho, que será o penúltimo dia útil antecedente ao início da Segunda Fase. O regulamento da competição cita também que a FERJ entregará uma premiação aos quatro melhores colocados, assim como na Série B, mas não especifica como se dará e quanto valerá o bom esforço dos melhores colocados da Terceirona.

Toca a bola pra mim

PARTICIPANTES
AD Itaboraí
(Itaboraí)
Arraial do Cabo
(Arraial do Cabo)
Artsul
(Nova Iguaçu)
Atlético Rio
(Itaguaí)
Barcelona
(Rio de Janeiro)
Campo Grande
(Rio de Janeiro)
Condor/Atlético Magé
(Magé)
Duquecaxiense
(Duque de Caxias)
Esprof
(Duque de Caxias)
Futuro Bem Próximo
(Rio de Janeiro)
Heliópolis
(Belford Roxo)
Nova Cidade
(Nilópolis)
Rubro Social
(Araruama)
Rio São Paulo/Guapimirim
(Guapimirim)
Santa Cruz/Belford Roxo
(Belford Roxo)
São Cristóvão
(Rio de Janeiro)
São Gonçalo FC
(São Gonçalo)
São Pedro
(São Pedro da Aldeia)
Serrano
(Petrópolis)
Tanguá/Gonçalense
(São Gonçalo)
Teresópolis
(Teresópolis)
União Central/Riopretano
(São José do Vale do Rio Preto)
União de Marechal Hermes
(Rio de Janeiro)

Que time sou eu?

 

RETORNOS, PARCERIAS E ESTRÉIAS
Na Série C deste ano uma coisa comum será as parcerias firmadas por alguns clubes, então não se estranhe com nomes de times de futebol que parecem mais com nomes de equipes de vôlei.
Para entrar em campo em 2014, o Condor de Queimados, firmou parceria com Atlético Magé, clube fundado em 2009 e não filiado à FERJ. Por isso o Condor mandará seus jogos no distrito de Pau Grande em Magé, mais precisamente no estádio Mané Garrincha.
Condor
Atlético Magé
Outro que vai jogar no pé da Serra dos Órgãos é o Rio São Paulo, só que um pouco mais acima na rodovida Rio-Teresópolis, no município de Guapimirim. A equipe de Campinho firmou parceria com a prefeitura local e mandará seus jogos no distrito de Parada Modelo, no estádio Oscar da Silva Pupo.
Rio São Paulo
Guapimirim
Retornando da inatividade que perdurava desde 2011, o Santa Cruz da Zona Oeste do Rio de Janeiro volta em 2014 e arrendado por políticos ligados à Prefeitura Municipal de Belford Roxo. Assim nasce o Belford Roxo Futebol Clube que mandará seus jogos no estádio Nielsen Louzada, pertencente ao tradicional Mesquita.
Santa Cruz
Belford Roxo
De todos os que firmaram parceira, o Gonçalense Futebol Clube é o que tem mais cara de vingar no futebol profissional. O clube da cidade de São Gonçalo, fundado em 2013, adquiriu o Tanguá Esporte e Cultura e assim conseguiu sua filiação à FERJ. Está construindo seu estádio na cidade, mas em 2014 mandará seus jogos em Rio Bonito, no estádio José Alves Ventura.
Tanguá
Gonçalense
Fechando as parcerias, temos o União Central que sobe de fato a serra e se instalará no município de São José do Vale do Rio Preto, devido acordo com a prefeitura local. Levará o nome do tradicional Clube Atlético Riopretano e jogará no estádio municipal da cidade.
União Central
Atlético Riopretano
Nessa última fila não vamos falar de uma parceria, mas sim de dois retornos. O primeiro escudo é do AD Itaboraí que estava licenciado desde o ano de 2011, quando parou na Terceira Fase da Série C daquele ano. O segundo escudo é o do Atlético Rio, que estava desde 2010 longe dos certames profissionais da FERJ e declinou de disputar o torneio ano passado.
AD Itaboraí
Atlético Rio

Minha Copa do Mundo é a Série C!!!

O ano de 2014 reserva fortes emoções para o futebol brasileiro. Depois de 64 anos, uma Copa do Mundo voltará a ser disputada em terras brasileiras, com direito à grandes craques internacionais desfilando seus pomposos talentos pelas principais seleções do planeta e em arenas milionárias e luxuosas, que estarão lotadas dentro e fora delas. Estes últimos prometem não estar muito felizes – “#VemPraRua!”. A expectativa geral é de saber se tudo ocorrerá como planejado na “Copa das Copas” e também, tão ou mais importante, se o Brasil não irá fazer festa para gringo levantar a taça do Mundial. Certo? Claro que não!

A grande expectativa será pelas campanhas dos tradicionalíssimos São Cristóvão, Campo Grande e Serrano, que em outrora jogaram à Primeira Divisão Estadual e no caso da equipe cadete, até título daquele certame conquistou. Queremos saber também como se irão se sair aquelas equipes que são figurinhas carimbadas na divisões inferiores do futebol do Rio de Janeiro, como Heliópolis, Rubro Social e Nova Cidade e que desde a década passada não retornam à Segundona, onde já foram corriqueiros participantes. Tem os “novos ricos” do pedaço, como o Gonçalense Futebol Clube, que chega colocando banca de favorito e aquelas equipes que tentam um lugar ao Sol há um bom tempo, casos de Condor, Arraial do Cabo, Duquecaxiense, Futuro Bem Próximo e uma penca mais que abreviamos.

Alguns domingos da Terceirona irão coincidir com dias de jogos da Copa do Mundo – 15/06, 22/06, 29/06, 06/07  e 13/07. A data de 06/07, caso a Seleção Brasileira não esteja muito inspirada e conquiste um tímido 2º lugar no Grupo A do Mundial, poderá sofrer um conflito com os jogos da Série C. A rodada inicial da Segunda Fase até o momento está marcada para o dia da final da Copa do Mundo. Não sabemos como a Federação irá agir nesses casos, ela poderá mudar as datas do jogos ou mandar um ofício à FIFA pedindo uma alteração dos dias de jogos da Copa [Por que não? Joseph Blatter e Jerome Valcke que se cuidem…]. Enfim, o que sabemos é que não serão meros joguinhos de seleções forasteiras patrocinados por multinacionais que farão com que nós deixemos de acompanhar a Terceirona, a divisão das divisões.

Os grupos e a 1ª rodada

GRUPOS
A
B
C
D
E
AD Itaboraí
Duquecaxiense
Artsul
Atlético Rio
Esprof
Arraial do Cabo
Rubro Social
Condor/Atlético Magé
Nova Cidade
São Gonçalo FC
Barcelona
Serrano
Futuro Bem Próximo
São Cristóvão
Teresópolis
Campo Grande
Tanguá/Gonçalense
Heliópolis
São Pedro
União Central/Riopretano
Rio São Paulo/Guapimirim
União de Marechal Hermes
Santa Cruz/Belford Roxo
1ª Rodada - Turno
Grupo
Dia
Data
Horário
Estádio
A
Dom
4/5
11:00
Arraial do Cabo
0x3
Campo Grande
Figueira de Melo
A
Dom
4/5
15:00
AD Itaboraí
4x0
Rio São Paulo/Guapimirim
Alziro de Almeida
B
Dom
4/5
15:00
Duquecaxiense
2x1
Serrano
Telê Santana
B
Dom
4/5
15:00
Gonçalense
5x0
União de Marechal Hermes
José Alves Ventura
D
Dom
4/5
15:00
Nova Cidade
3x0
Atlético Rio
Joaquim Almeida Flores
D
Dom
4/5
15:00
São Cristóvão
0x0
São Pedro
Figueira de Melo
E
Dom
4/5
15:00
São Gonçalo FC
2x1
Esprof
Carlos Gonçalves
E
Dom
4/5
15:00
União Central
1x0
Teresópolis
Raul Izidoro Ferreira
C
Qui
8/5
11:00
Futuro Bem Próximo
1x1
Condor
Joaquim Almeida Flores
C
Qui
8/5
15:00
Santa Cruz
0x3 (W.O.)
Heliópolis
Nielsen Louzada
Folgam: Barcelona, Rubro Social e Artsul.

Muito prazer. Eu sou o…

ITABORAÍ
Informações
Nome
Associação Desportiva Itaboraí
Fundação
30 de julho de 1976
Presidente
Hebson Barreto Cardozo Junior (Junior Cardozo)
Endereço
Rua César Xará,726 - Venda das Pedras, Itaboraí-RJ
Estádio
Alziro de Almeida (Itaboraí-RJ) - 4.000 pessoas
Mascote
Águia
Última Temporada
9º lugar (Série C - Rio 2011)
Participações - Série A
nenhuma
Participações - Série B
1
Material Esportivo
WA Sports

O AD Itaboraí retorna às disputas profissionais depois de uma parada de três anos longe das competições estaduais. A última vez que disputou a Série C foi em 2011, quando encerrou sua participação na Segunda Fase e com um honroso 9º lugar da classificação geral da competição.

Para esta edição de 2014, a equipe itaboraiense volta de cara nova e até com um novo escudo que ressalta a águia, símbolo do clube que entrará para brigar por uma das quatro vagas à Série B do Campeonato Carioca de 2015. Para esta missão foi contratado o treinador Paulo Teixeira, que já havia comandado a equipe em 1995, quando disputou a extinta Quarta Divisão e que à época atendia por Terceira. Depois de comandar o AD Itaboraí em 95, Teixeira rodou o Brasil e o mundo, dirigindo desde a Portuguesa Londrinense até times do futebol asiático, em especial os da Tailândia.

Dentro de campo uma das esperanças é o experiente atacante de 34 anos, Chico Marcelo. Natural de Campos dos Goytacazes, Chico Marcelo já passou por vários clubes do Brasil como Gama, América Mineiro e Santo André. Para o gol, o AD Itaboraí aposta em Emerson Cesário, que atuou nas divisões de base do Corinthians e defende a Seleção do Timor Leste, país o qual se naturalizou.

 

ITABORAÍ
Elenco
Goleiros
Sérgio, Marco Antônio, André, Luiz Felipe
Laterais
Matheus Lino, Léo Sabino, Wilton, Lucas Toledo e Railson
Zagueiros
Índio, Daniel, Bruce Coutinho e Fabão
Volantes
Jackson, Leônidas e Victor
Meias
Pedro Mineiro, Thiago Fernandes, Chico Marcelo, Julio, Bruce, Pedro, Caio, Cézar, Andrei, Allan, William Bersan, Rodrigo Andrade
Atacantes
Raí, Filipinho, Gilbertinho, Açúcar, Diegão e Jonathan
Técnico
Paulo Cesar Teixeira
ARRAIAL DO CABO
Informações
Nome
Centro Esportivo Arraial do Cabo
Fundação
02 de dezembro de 1994
Presidente
Walquir Pimentel
Endereço
Av. Roberto Silveira, 49 - Centro, Arraial do Cabo-RJ
Estádio
Barcelão (Arraial do Cabo-RJ) - 10.000 pessoas
Mascote
Tubarão
Títulos
1 Vice-Campeonato do Campeonato Carioca - Série B (2001)
1 Vice-Campeonato da Copa Yasmin de Verão
Participações - Série A
nenhuma
Participações - Série B
6 vezes
Material Esportivo
-

O Arraial do Cabo vem para a Série C deste ano apostando na manutenção da base do elenco que defendeu o clube na edição passada do torneio, quando alçou a Segunda Fase da competição, mas não amadureceu chances de acesso e acabou ficando com o 11º lugar da classificação geral.

Miro Dórea que era o treinador do ano passado foi mantido para este ano e vem comandando os treinamentos da equipe em Magé e no Aterro do Flamengo. Enquanto alguns destaques da equipe passada deixaram o clube como a dupla de ataque Marino e Diego Love, que foram parar no Grêmio Mangaratibense, outros permanecem no time como o goleiro Van Dame e os volantes Carleone e Amilton.

Entre os principais reforços que farão de tudo para a equipe cabista voltar a Série B do Campeonato Carioca, está o zagueiro Wanderson que defendia as cores do Remo-PA. Neste ano o Arraial do Cabo deixa Mesquita, onde mandava seus jogos no Nielsen Louzada e volta a atuar no estádio Figueira de Melo, pertencente ao São Cristóvão.

 

ARRAIAL DO CABO
Elenco
Goleiros
Juan Castro e Lucas Silva
Laterais
Jamal, Igor, Denner, Mariola, Danilo e Douglas Mineiro
Zagueiros
Alex, Felipi, Yan e Victor
Volantes
Batata, Peter, Moacyr e Gustavo
Meias
Ricardo, Felipinho, Gil e Luan
Atacantes
Samuel, Fabrício e Fávio
Técnico
Miro Gomes
ARTSUL
Informações
Nome
Artsul Futebol Clube
Fundação
19 de junho de 2001
Presidente
Nivaldo Pereira
Endereço
Rodovia Presidente Dutra, 24500 - Austin, Nova Iguaçu-RJ
Estádio
Nivaldo Pereira (Nova Iguaçu-RJ) - 1.000 pessoas
Mascote
Águia
Títulos
1 Vice-Campeonato do Campeonato Carioca - Série C (2002)
Participações - Série A
nenhuma
Participações - Série B
8 vezes
Material Esportivo
Raio

No ano de 2013, o Tricolor da Dutra não conseguiu manter os bons resultados dos anos anteriores, quando avançou de fase na Série B de Profissionais e conquistou títulos nas divisões de base, e assim o Artsul acabou sendo rebaixado ao Campeonato Carioca – Série C vigente, sem demonstrar forças de reação. Para este ano o time de Nova Iguaçu investe forte e entra com o quilate de postulante ao acesso.

Um dos trunfos do Artsul para conquistar o acesso é a aposta em atletas e integrantes da comissão técnica vice-campeã da Série C 2013 com o Miguel Couto, outra equipe iguaçuana. De lá vieram o comandante da equipe, o treinador Zilla Cardoso, o experiente zagueiro Vágner Eugênio de 31 anos, ex-Bangu e Macaé, além do goleiro Eric Mena, do lateral-esquerdo Gomes e do jovem volante André de 18 anos. A equipe iguaçuana também contará com Edu Pina, lateral-esquerdo revelado pelo Vasco da Gama e que conta passagens por SER Caxias-RS e Guaratinguetá.

No ataque, uma das esperanças de gol será o atacante Araújo de 21 anos que balançou as redes em 10 ocasiões na edição passada da Série C, sendo um dos seus vice-artilheiros. Os jogos do Artsul ocorrerão na sua casa, o estádio Nivaldo Pereira e a expectativa é dele estar liberado para receber seus simpatizantes das redondezas do bairro de Austin, em Nova Iguaçu.

 

ARTSUL
Elenco
Goleiros
Adilson, Igor e Lucas
Laterais
Luciano, Wendel e Juan
Zagueiros
Marques, Rafael, Luis Felipe, Alex Augusto, Paulo Alex e Adam
Volantes
Alan, Renato e André
Meias
Anthony, Jean, Juninho, Edu Pina e Sarrah
Atacantes
João Douglas, Diego Armando, Jordan, Gabriel, Gilcimar, Gustavo Maria e Obina
Técnico
Cleimar Rocha
JUVENTUS
Informações
Nome
Juventus Futebol Clube
Fundação
26 de julho de 2007
Presidente
Francisco Carlos de Almeida Hora
Endereço
Rua Bruxelas, 185 - Bonsucesso, Rio de Janeiro-RJ
Estádio
João Francisco dos Santos (Rio de Janeiro-RJ) - 1.000 pessoas
Mascote
Touro
Títulos
1 Vice-campeão Carioca da Terceira Divisão (2011)
1 Liga dos Campeões do Globo Esporte (2011)
Participações - Série A
nenhuma
Participações - Série B
1
Material Esportivo
-

O antigo Atlético Forças do Bem, hoje Atlético Rio, retorna em 2014 às competições profissionais do futebol do Rio de Janeiro. Na sua última participação, no ano de 2010, péssima apresentação, eliminado na Primeira Fase com apenas um ponto somado e uma distante 25ª colocação da classificação geral.

Nestes anos parados o clube tentou se reestruturar, chegou a sinalizar retorno em 2013, mas desistiu com a tabela já confeccionada, o que o fez perder seus jogos por WO. Para fazer bonito este ano, Vasco Xavier, mandatário do clube, delegou à Marcelo Medrado o comando técnico da equipe principal. Alguns contatos com empresários foram feitos e o clube recebeu jogadores oriundos do Nordeste e do Centro-Oeste, que deverão ser mesclados com atletas da casa.

Num dos poucos testes feitos pelo time de Itaguaí visando a competição, o Atlético Rio foi derrotado pelo Heliópolis pelo placar de 2 a 0 no estádio José de Alvarenga, ainda sem o comando de Marcelo Medrado. Na edição atual, o Atlético Rio jogará na própria cidade de Itaguaí, no estádio Benedito Amorim, pertencente ao Itaguaí AC.

 

JUVENTUS
Elenco
Goleiros
Baía, Leandro e Ricardo
Laterais
Lucas, Bruno, Caio e Arthur
Zagueiros
Alif, Maikon, Messias, Bernardo e Carlos Henrique
Volantes
Denis, Wilson, Rodrigo, Felipe e Matheus
Meias
Rodrigo, Miquéias, Christian, Paulo Rogério e Helson
Atacantes
Régis, Renato e Bruno Diogo
Técnico
Fabiano Pereira
BARCELONA
Informações
Nome
Barcelona Esporte Clube
Fundação
05 de dezembro de 1999
Presidente
Augusto Vieira
Endereço
Rua Dr. Francisco Fonseca Teles, 131 - Taquara, Rio de Janeiro-RJ
Estádio
Luso Brasileiro (mando) - 5.000
Mascote
Cachorro
Títulos
nenhum
Última Temporada
4º lugar (Série C - Rio 2014)
Participações - Série A
nenhuma
Material Esportivo
Beme

O Barça Carioca fez uma excelente campanha na edição passada da Série C, mas que não garantiu o tão sonhado acesso ao Campeonato Carioca – Série B deste ano, devido a perda da vaga para o Queimados no play-off de acesso. Então ao Barcelona só resta se conformar e tentar fazer melhor neste ano, quando traz para essa missão o treinador Luiz Henrique Mattos que ficará a cargo do comando do time principal.

Quem olha o elenco do time azul-grená e dá de cara com o nome do zagueiro Puyol se espanta e pensa estar diante do time catalão, mas não pense ver um Messi ou Neymar, pois as semelhanças param por aí. O Barcelona ainda conta com um volante chamado Maldonado, mas isso só é outra coincidência, pois este é formado na casa, possuindo 22 anos e esteve no União Central em 2013, diferente daquele outro, genro de Wanderley Luxemburgo.

Outro nome que promete se destacar pelo Barcelona é o meio-campo Thales, 23 anos, que atuou no ano passado com a camisa oito do São Cristóvão, onde colecionou boas atuações, em contrapartida da má campanha cadete. Depois de uma temporada atuando na Ilha do Governador, no estádio Luso Brasileiro, o Barça Carioca volta a atuar na região de Jacarepaguá, a qual pertence, jogando no Eustáquio Marques, na Curicica.

 

BARCELONA
Elenco
Goleiros
William
Laterais
Renan, Indio
Zagueiros
Puyol, Alisson, Heitor, Mendonça
Volantes
Maldonado, Novello, Marcelinho
Meias
Léo, Thales, Ruan
Atacantes
Renato, Nardinho
Técnico
Luiz Henrique Mattos;
Time Base
William; Renan, Puyol, Heitor e Índio; Maldonado, Novello, Léo e Thales; Renato e Nardinho.
BÚZIOS
Informações
Nome
Sociedade Esportiva de Búzios
Fundação
1 de maio de 1971
Presidente
Edinei da Silva Carvalho
Endereço
Estrada da Uzina, 23 - Búzios-RJ
Estádio
Municipal de Búzios (Búzios-RJ) - 500 pessoas
Mascote
desconhecido
Títulos
Participações - Série A
-
Participações - Série B
-
Material Esportivo
-

O Galo da Zona Oeste ficou na Primeira Fase da Terceirona em 2013 e novamente adiou seu sonho de se reerguer no futebol carioca, que começaria com a volta à Série B do Campeonato Estadual, torneio que não disputa desde 2009. Para fazer bonito neste ano, o Campo Grande aposta nos trabalhos de Claudinei Borges, que já treinou Nova Cidade e Teresópolis, para o comando da equipe.

Com relação ao time, a esperança é na mescla de reforços com a manutenção de alguns jogadores do time do ano passado, como o lateral-direito Diego (24 anos), o volante Felipe (23 anos), o meio-campo Alex (23 anos) e a dupla de ataque Eloy (22 anos) e Jorge Alan (24 anos). O grupo de jogadores do Campusca vem fazendo seus treinamentos desde o início do ano na Vila Militar, para preservar o gramado e as dependências do estádio Ítalo del Cima, que vem sofrendo algumas melhoras e que deixa sua torcida na expectativa da liberação de público, para apoiar a equipe numa possível volta a Série B.

Os ares da Vila Militar parecem ter sido bons para o time do Campo Grande, pois a equipe acumulou boa performance nos jogos preparatórios. Ao todo foram 11 jogos-treino disputados, com três derrotas, um empate e sete vitórias, com destaque para vitórias sobre Boavista (Série A), Tigres do Brasil e Barra da Tijuca (ambos da Série B). Um dos insucessos na preparação foi uma derrota para os reservas do Flamengo por 6 a 3, porém tendo vencido a parte inicial com seus titulares por 2 a 1.

 

BÚZIOS
Elenco
Goleiros
Victor Hugo, Daniel e Cássio Yves
Laterais
Luan, Vitinho, Roberto, Mailson, Matheus e Henrique
Zagueiros
Duda, Jonathan, Heitor e Babu
Volantes
Denis, Carlos, Jefferson e Juniro
Meias
Léo, Alex, Robinho, Fred, Iago, Victor Moraes e Elias
Atacantes
Cássio, Lucas e Baiano
Técnico
Mário Junior
CARAPEBUS/CAMPOS
Informações
Nome
Associação Atlética Carapebus
Fundação
12 de abril de 2006
Presidente
Victor Pereira Mothé Pinto
Endereço
Rua Salim Salem Bichara, 534 - Carapebus-RJ
Estádio
Claudio Moacyr de Azevedo (Macaé-RJ) - 15.000 pessoas
Mascote
Leão
Títulos
-
Participações - Série A
nenhuma
Participações - Série B
1
Material Esportivo
Muriqui

Neste ano de 2014, o Condor, oriundo de Queimados, fará de Magé a sua casa, devido uma parceria com o Atlético Magé, que envolve treinos nas dependências do clube local, a utilização de seus jogadores e comissão técnica e a realização de seus jogos no estádio Mané Garrinha, pertencente ao EC Pau Grande, no distrito de mesmo nome.

A equipe fez sua preparação no CT Águias, no começo sob a batuta do treinador Mazinho, que logo em seguida foi substituído por Danilo Leal, que será o comandante da equipe na Série C. O time é formado em sua essência por atletas que estavam no Condor no ano de 2013, como o goleiro Douglas, o zagueiro Kalled, o volante Coisa e o atacante PJ. Um dos poucos reforços do Condor é o lateral-esquerdo Felipinho, que vem do Artsul e possui 25 anos.

Porém, para fazer diferente da fraca campanha passada, o Condor vem se preparando desde o mês de fevereiro. Em quatro testes realizados até aqui, a equipe da Baixada Fluminense se saiu vencedora por duas vezes, com um empate e uma derrota diante do Tigres do Brasil.

 

CARAPEBUS/CAMPOS
Elenco
Goleiros
Bambu, Paulo Rubens e Stenio
Laterais
Mateuzinho, Junior, Tom e Jadinho
Zagueiros
Douglas, Thurram, Léo e Michel
Volantes
Serginho, Vinicinho, Patrick e Magal
Meias
Washigton, Valker, Maranhão e Marcos André
Atacantes
Anderson Manga, Pintinho, Douglas Amaral, Torres e Alê
Técnico
Rafael Soriano
DUQUECAXIENSE
Informações
Nome
Duquecaxiense Futebol Clube
Fundação
02 de janeiro de 1997
Presidente
Octávio Gutemberg Falcão Rodrigues
Endereço
Rua Professor José de Souza Herdy, 78, Centro, Duque de Caxias-RJ
Estádio
Telê Santana* (Duque de Caxias-RJ) - 1.000 pessoas
Mascote
desconhecido
Títulos
1 Copa Rio (1997)


1 Campeonato Carioca - Série C de Juniores (2013)
Participações - Série A
nenhuma
Participações - Série B
nenhuma
Material Esportivo
MYF Sports

Na Série C passada, o Duquecaxiense lutou até as última rodadas da Segunda Fase para conseguir uma vaga nos play-offs de acesso, mas acabou tendo que se conformar com o 9º lugar da classificação geral. Na tentativa de ir além da campanha de 2013, o Duquecaxiense tratou de trazer Jorge Perreco, treinador de 44 anos para o comando da equipe.

Jorge Perreco esteve cumprindo a função de auxiliar de Julio Marinho, no comando técnico do Goytacaz na última Copa Rio e já treinou Boavista e oVilla Rio, o qual dirigiu na Série C de 2013. Devido o conhecimento da base de atletas do time carioca, Perreco rebuscou vários jogadores que estiveram na última Série C atuando pelo Villa Rio. De lá vieram jogadores como o goleiro Jefferson Dias, os gêmeos laterais Diego e Diogo, o zagueiro André Luiz e os meias Thales e Luiz Fernando.

Outro fator que poderá abastecer o clube na Série B são os jovens jogadores da conquista do Campeonato Carioca – Série C de 2013 na categoria de juniores. Na ocasião, a equipe levou o título ao bater o São Cristóvão por 5 a 1 no estádio Figueira de Melo.

 

DUQUECAXIENSE
Elenco
Goleiros
Guilherme, Eduardo e Márcio
Laterais
Leonardo, Bruno, Hadold e Michel
Zagueiros
Diogo Marins, Felipe Reis, Lucas e Wanderson
Volantes
Izaias, Denilson, Weslei, Jonathan e Raniele
Meias
Michael, Diego, Walison, Leandro, Caique
Atacantes
Ronaldo, Marcão, Vinicius e Otávio
Técnico
Floraci Pereira
ESPROF
Informações
Nome
Escola de Profissionais Atlético de Futebol e Clube
Fundação
21 de janeiro de 1995
Presidente
Orlando Luis Ferreira Brandão
Endereço
Praça da Mantiquira, Nº 18 loja 14 - Xerém, Duque de Caxias-RJ
Estádio
A definir
Mascote
desconhecido
Títulos
nenhum
Participações - Série A
nenhuma
Participações - Série B
nenhuma
Material Esportivo
-

O Esprof vem para a Série C de 2014 completando seu segundo ano longe de Cabo Frio. Em 2013, o clube teve novo presidente, Orlando Luís Brandão, que decidiu trocar a cidade de Cabo Frio por Duque de Caxias na Baixada Fluminense. No ano passado, a campanha foi modesta, ficando na fase inicial e terminando com uma honrosa 13ª colocação geral.

Assim como em 2013, o Esprof será comandado pelo treinador Márcio Moreira, que vem comandando a preparação do time vermelho e branco no campo do Piauí, em Xerém, distrito de Duque de Caxias. Alguns atletas da campanha passada estão no clube, como o goleiro Rafael, o zagueiro Bruno Medeiros, o volante Genivaldo e os atacante Somália e Luiz Carlos. Luiz Carlos, aliás, foi o destaque do time na edição passada, quando foi artilheiro do Esprof com 6 gols na competição.

Em contrapartida ao fato de estar sediado e treinando em Xerém, o Esprof mandará seus jogos no estádio Hélio Rodrigues, em Itacuruçá, pertencente ao poder público de Mangaratiba. No seu principal teste para a competição, o Esprof se saiu bem ao vencer o Heliópolis por 2 a 0, no José de Alvarenga.

 

ESPROF
Elenco
Goleiros
Laterais
Zagueiros
Volantes
Meias
Atacantes
Técnico
FUTURO BEM PRÓXIMO
Informações
Nome
Futuro Bem Próximo Atlético Clube
Fundação
06 de setembro de 2000
Presidente
Elton Bispo da Silva
Endereço
Travessa Expedicionária Celso Lima, 55, Centro, Niterói-RJ
Estádio
Benedito Amorim (Itaguaí-RJ) - 500 pessoas
Mascote
Crocodilo
Títulos
nenhum
Participações - Série A
nenhuma
Participações - Série B
nenhuma
Material Esportivo
-

A edição passada da Série C foi para ser esquecida pelo Futuro Bem Próximo. A equipe colecionou a pior campanha dentre as 31 equipes que entraram em campo no certame, sofrendo nove derrotas e um empate em 10 jogos disputados, carregando várias goleadas nas costas e ao todo somando apenas um ponto, oriundo do empate em 2 a 2 com o São José.

Para 2014, o time não foi muito alterado. Ao vermos o elenco deste ano, batemos de cara com nomes que estavam presentes no time da Série C passada, como o goleiro Adeílson, o zagueiro Glauco, o volante Genílson, o meio-campo Pedro e os atacante Mike e Ridan. Dentre as modestas chegadas ao time do Futuro Bem Próximo, está o zagueiro Bernardo de 21 anos, revelado pelo Duque de Caxias.

Quem comandará novamente o Futuro será Elton Bispo, que além da função de treinador das equipes principal e de juniores, também é o presidente da agremiação. Este ano o Futuro Bem Próximo segue mandando seus jogos no estádio Joaquim de Almeida Flores, em Nilópolis, de posse do Nova Cidade.

 

FUTURO BEM PRÓXIMO
Elenco
Goleiros
Laterais
Zagueiros
Volantes
Meias
Atacantes
Técnico
Elton Bispo
HELIÓPOLIS
Informações
Nome
Heliópolis Atlético Clube
Fundação
1º de maio de 1950
Presidente
Gilvan Gorgonho de Medeiros
Endereço
Rua Londres, 33 - Heliópolis, Belford Roxo-RJ
Estádio
José Alvarenga (Belford Roxo-RJ) - 4.000 pessoas
Mascote
Arara Azul
Títulos
nenhum
Participações - Série A
nenhuma
Participações - Série B
3 vezes
Material Esportivo
Ícone Sports

O Heliópolis foi outra equipe que não fez boa campanha na Série C de 2013, quando atingiu a modesta 21ª colocação geral, devido a precoce eliminação na Primeira Fase, onde nos últimos dois jogos foi derrotado por WO.

Neste ano o Heliópolis quer passar a borracha nas campanhas dos últimos anos que se alternaram em fracas participações ou licenciamentos e tentará o acesso à Série B do Campeonato Carioca, competição que não disputa desde 2000. Para isso, a diretoria do clube trouxe Joel de Souza para o comando da equipe principal. Joel de Souza conhece o Campeonato Carioca – Série C e no passado esteve a frente da equipe do São José de Itaperuna.

Em vista do time, só dois remanescentes da campanha passada, o lateral-direito Weslly e o zagueiro Yago. Para reforçar o time chegaram vários jogadores, mas o nome de maior destaque é o volante Argeu de 34 anos, ex-America, e que esteve presente no acesso do Miguel Couto no ano passado.

 

HELIÓPOLIS
Elenco
Goleiros
Laterais
Zagueiros
Volantes
Meias
Atacantes
Técnico
NOVA CIDADE
Informações
Nome
Esporte Clube Nova Cidade
Fundação
10 de setembro de 1939
Presidente
Jorge Eloy
Endereço
Rua Arnaldo Tavares, 262 - Nova Cidade, Nilópolis-RJ
Estádio
Joaquim Almeida Flores (Nilópolis-RJ) - 1.000 pessoas
Mascote
Quero-quero
Títulos
1 Campeonato Carioca - Série B (1988)
1 Campeonato Carioca - Série C de Juniores (1985)
1 Vice-Campeonato Carioca - Série C (1986)
Participações - Série A
2 vezes
Participações - Série B
5 vezes
Material Esportivo
Abile

O Nova Cidade é uma das equipes mais tradicionais da Baixada Fluminense, já tendo conquistado as Série B e C do Rio de Janeiro e até passeado na elite no fim dos anos 80 e início dos anos 90. Porém, atualmente o clube vive tempos difíceis. No ano de 2013, o Nova Cidade fez uma campanha fraca e se destacou mais pelas péssimas condições de seu estádio, o Joaquim Almeida Flores.

Neste ano as esperanças dos torcedores do time nilopolitano se renovaram. No final do ano passado, depois de um bom tempo na presidência do Nova Cidade, Sinésio deixou o cargo. Jorge Eloy foi eleito novo presidente e conquistou o apoio da Prefeitura de Nilópolis. Inicialmente a equipe seria comandada por Moisés Monteiro, mas logo em seguida foi trocado por Josualdo de Almeida, que subiu o Mesquita à Série B em 2003.

Alguns atletas do ano passado seguem, como o lateral-esquerdo Bruno Antunes, o volante Thales e o meio-campo Jorge Henrique. Nos dois últimos testes que o time nilopolitano fez visando a Série C, duas vitórias: 3 a 0 sobre o Futuros Talentos, equipe amadora do Rio de Janeiro e 4 a 0 sobre o Tomazinho, que anda licenciado dos torneios profissionais e jogará o Torneio Amistoso este ano.

 

NOVA CIDADE
Elenco
Goleiros
Jaime, Luan e Marco Antônio
Laterais
Colômbia, Tássio, Alex e Fabrício
Zagueiros
DG, Hilton, Rodrigo, Keven e Marlon
Volantes
Rodrigo Firú, Pedrinho, Lucas e Matheus Doidão
Meias
Ygor, Rafael Malta, Daniel e Georgi
Atacantes
Vitinho, Ere, Ruan, Wemerson, Lobão, Bruno Diniz e Mycheel
Técnico
Jailton Caravela
RIO SÃO PAULO/GUAPIMIRIM
Informações
Nome
Esporte Clube Rio São Paulo
Fundação
09 de outubro de 1952
Presidente
Rafael Affonso Santos
Endereço
Endereço: Rua Cirilo da Silveira, 200 - Campinho, Rio de Janeiro-RJ;
Estádio
Oscar da Silva Pupo (Guapimirim-RJ) - 1.000 pessoas
Mascote
Águia
Títulos
nenhum
Última Temporada
24º lugar (Série C - Rio 2013)
Participações - Série A
nenhuma
Participações - Série B
nenhuma
Material Esportivo
-

O Rio São Paulo vem de uma fraca campanha na Série C 2013. Na edição passada a equipe de Campinho sofreu com WO, ainda se dividindo entre jogos no estádio Miécimo da Silva e no estádio Ítalo del Cima. Neste ano, a equipe terá uma outra casa, o estádio Oscar da Silva Pupo, em Guapimirim, devido uma parceria com a prefeitura do município.

O acorde compreende receber o aporte necessário para a disputa da Terceirona e em troca levar o nome da cidade em sua participação. O comando técnico da equipe até semanas atrás era de Celso Brandão, mas após decisões internas, Brandão deixou o clube e Vavá assumiu o cargo de treinador do Rio São Paulo/Guapimirim na competição deste ano.

Os atletas que defenderão o branco e o preto do Rio São Paulo/Guapimirim não estavam no elenco do ano passado, que terminou em 24º lugar geral da Série C. Dentre estes jogadores, o jogador de maior destaque é o zagueiro Thaigo Panelli, 25 anos, que já defendeu America-RJ, Teresópolis e o Lokomotiv Stendal-ALE.

 

RIO SÃO PAULO
Elenco
Goleiros
Cebola e Julio Cesar
Laterais
Josué e Natan
Zagueiros
Thiago Panelli, Jorge, Edil e Paraná
Volantes
Boateng, Ruan, Dani e Cleitinho
Meias
Peçanha
Atacantes
Guan e Zé
Técnico
Vavá
Time Base
Cebola; Josué, Thiago Panelli, Jorge e Natan; Boateng, Ruan, Dani e Peçanha; Guan e Zé.
RUBRO SOCIAL
Informações
Nome
Rubro Social Esporte Clube
Fundação
05 de julho de 1954
Presidente
Hélio Sarres Junior
Endereço
Rodovia Amaral Peixoto, km 85 - Centro, Araruama-RJ
Estádio
Lourival Gomes de Almeida (Saquarema-RJ) - 1.000 pessoas
Mascote
Leão (novo)
Cavalo-marinho (antigo)
Títulos
1 Copa Rio (1996)
2 Vice-Campeonato Carioca - Série C (1981 e 2005)
Participações - Série A
nenhuma
Participações - Série B
16
Material Esportivo
Suedini Sports

O Rubro Social tentará nesta Série C repetir os feitos de 1981 e 2005, quando alcançou o vice-campeonato da Série C e teve acesso garantido à Série B. Porém, o passado recente da equipe não é dos mais espirituosos, desde 2008 na Série C, a equipe de Araruama nesses anos todos só conseguiu alcançar no máximo a Segunda Fase da competição.

No ano de 2014, o Rubro Social tentará fazer uma campanha bem diferente da realizada no ano passado, quando sequer avançou à Segunda Fase. Para isto, o Rubro Social aposta numa renovação de parte do elenco, que deverá dar lugar à promessas do clube de Araruama, que estão em fase de profissionalização. Embora isto, alguns atletas do ano passado seguem fazendo parte do elenco deste ano, caso do goleiro Renato, do lateral-direito João Gabriel, dos zagueiros Davi e Gato Preto, do volante William, do meia Kaká e dos atacantes Marcelinho e Piaba. 

O Rubro Social mais uma vez será comandado por Mauro Veras, treinador que por várias vezes dirigiu a equipe de Araruama e que também já ocupou cargo na dirigência de futebol do clube, tendo sido presidente de futebol, recentemente. Apesar de manter sua preparação na cidade de Araruama, onde divide seus treinos entre o campo do Radar e o do União, o Rubro Social deverá mandar seus jogos na vizinha Saquarema.

 

RUBRO
Elenco
Goleiros
Jefferson e Jhones
Laterais
Mateus, Tiaguinho e Júnior
Zagueiros
Guga, Gato Preto, Fumaça, Rolão
Volantes
Carlinhos, Novello, Lucas, Gilmar
Meias
Leandro Ignácio, Yago e Jadson
Atacantes
Diego, Fábio, Luis Ricardo e Maiqui
Técnico
Mauro Veras
SANTA CRUZ/BELFORD ROXO
Informações
Nome
Santa Cruz Futebol Clube
Fundação
1º de outubro de 2007
Presidente
Reinado Heitor Fraz
Endereço
Rua das Capoeiras, 245 - Campo Grande, Rio de Janeiro-RJ
Estádio
Telê Santana (Duque de Caxias-RJ) - 1.000 pessoas
Mascote
Carcará
Títulos
1 Campeonato Carioca - Série C de Juvenis (2011)
Participações - Série A
nenhuma
Participações - Série B
nenhuma
Material Esportivo
-

 

Depois de três anos afastados das competições profissionais, o Santa Cruz que em 2011 parou na Segunda Fase da Série C, ficando no 11º lugar geral, retorna em 2014 e de cara nova. No ano de 2011 a equipe se instalou em Paracambi, onde mandava seus jogos no Tupy SC, em 2014 o clube fechou uma parceria com políticos de Belford Roxo e mandará seus jogos no estádio Nielsen Louzada, em Mesquita.

O projeto liderado pelo prefeito de Belford Roxo, Dennis Dautman, compreende na criação de um clube de futebol que venha representar o município, revelar novos talentos na cidade e se antevê até a criação de um estádio para 20 mil pessoas, futuramente. Para que a equipe adquira sucesso na empreitada deste ano na Terceirona, foi contratado para o comando da equipe, Luisinho Quintanilha, o ex-volante do Vasco da Gama nos anos 90, campeão Carioca, Brasileiro e da Libertadores.

Devido já ter trabalhado nas divisões de base do Nova Iguaçu, Luisinho terá em mãos vários atletas oriundas do Laranja Iguaçuano. Dentre estes estão o goleiro Douglas, o zagueiro Pedro, o volante Jonathan, o meio-campo Glauber e o atacante Leônidas. Quem ainda pode pintar pela equipe da Baixada é o experiente atacante Marcos Denner de 37 anos, revelado no Nova Iguaçu e com passagens por Flamengo, Portuguesa, Criciúma e tantas outras equipes do país.

 

SANTA CRUZ/BELFORD ROXO
Elenco
Goleiros
Yago, Humberto e Roberto Rafael
Laterais
Anderson, Artur Portela, Iago Bolt e Jonathan
Zagueiros
Lucas , Wagner, Gilson Junior e Thiago
Volantes
Gerson Marlon, Luan, David , Wilker e Jonathan Guimarães
Meias
Leonardo Nunes, Moisés, Walison e Wellington
Atacantes
Lucas Salles, Chamel, Palagar e Layon
Técnico
Ziquinho
SÃO CRISTÓVÃO
Informações
Nome
São Cristóvão de Futebol e Regatas
Fundação
12 de outubro de 1898
Presidente
Emmanoel Ursulino de França
Endereço
Rua Figueira de Melo, 200 - São Cristóvão, Rio de Janeiro-RJ
Estádio
Figueira de Melo (Rio de Janeiro-RJ) - 1.000 pessoas
Mascote
Carneiro
Títulos
1 Campeonato Carioca (1926)
1 Campeonato Carioca - Segunda Divisão (1965)
3 Campeonatos Carioca de Juniores (1922, 1936 e 1937)
1 Turno do Módulo B do Campeonato Carioca - Primeira Divisão (1991)
1 Torneio Seletivo de Juniores (2006)
Última Temporada
3º lugar (Série C - Rio 2013)
Participações - Série A
71 vezes
Material Esportivo
Deka

Única equipe da competição a ser detentora de um título estadual da Primeira Divisão, o São Cristóvão entra com pinta de favoritismo ao acesso. No ano que se passou, o time cadete fez uma campanha irregular na fase inicial e acabou desclassificado precocemente em sua primeira participação na Série C.

Com o pensamento de não estender moradia por mais tempo na Terceirona, o São Cristóvão trouxe Hugo Sales para o comando técnico da equipe. Sales que já trabalhou na Terceirona com o Grêmio Mangaratibense e acumula passagens por times do Norte e Nordeste, terá em mãos um dos elencos mais badalados do torneio. O principal nome da equipe deverá ser o atacante Tiago Amaral, 29 anos, que chega de empréstimo do Volta Redonda, onde foi titular na Série A deste ano.

Outros jogadores também chegaram de empréstimo do Voltaço, como o goleiro Mota, o lateral-esquerdo João Paulo, os zagueiros Luiz Renato e Cafter, o volante Eder e o atacante Lucas, além da chegada de atletas que atuarão nos juniores do America, treinado por Hugo Sales diversas vezes nos últimos anos. Alguns jogadores da campanha passada do time cadete na Série C ainda seguem no clube, como os atacantes Átila e Raí.

 

SÃO CRISTÓVÃO
Elenco
Goleiros
Renan, Silézeio e Higor
Laterais
Paulinho, Ulisses, Thiago Carvalho e Gustavo
Zagueiros
Bruno Vinicius, Rudi e Venicius
Volantes
Matheus, Rentería, Vitor Belisário e Thiago Oliveira
Meias
Cazuza, Thiago Ramos, Igor e Rafael
Atacantes
Telê, Gilmar, Nelinho Raphael Dí Maria, João Paulo e Gilberto
Técnico
Carlos Nunes
SÃO GONÇALO FC
Informações
Nome
São Gonçalo Futebol Clube
Fundação
29 de janeiro de 2009
Presidente
Eduardo Alves de Castro
Endereço
Avenida Maricá, 223 - São Gonçalo-RJ
Estádio
José Alves Ventura (Rio Bonito-RJ) - 1.000 pessoas
Mascote
desconhecido
Títulos
nenhum
Última Temporada
2º lugar (Série C - Rio 2014)
Participações - Série A
nenhum
Material Esportivo
WA Sports

O São Gonçalo FC, fundado em 2009, chega neste ano a sua terceira participação na Série C Estadual e de forma consecutiva. No ano passado, obteve uma excelente campanha na Primeira Fase, onde terminou líder do grupo C, onde estava o campeão daquela edição, o São Gonçalo EC e o tradicionalíssimo São Cristóvão, mas na Segunda Fase a boa campanha não se manteve e a equipe não chegou aos play-offs de acesso.

Neste ano, o São Gonçalo FC terá a companhia de outra equipe da cidade, o Tanguá/Gonçalense e promete subir à Série B para não ficar para trás dos concorrentes locais. Assim como em 2013, o treinador novamente será Marcus Alexandre. O time deste ano vem bastante modificado em comparação à temporada passada, muitos jogadores deixaram o clube e rumaram ao Tanguá/Gonçalense e com isso, uma das opções do São Gonçalo FC será a aposta em alguns atletas oriundos dos juniores, como o goleiro Victor, o laterais Ramon e Léo Moreno, o zagueiro Diegão e os volantes Maykon e Gabriel.

Dentre as chegadas ao clube, destacam-se o zagueiro Kayo, 23 anos, com passagens pela divisão de base de Botafogo e Fluminense, o meo-campo Will de 22 anos, ex-Imperial, e o atacante Edu de 21 anos, que já passou pelos juniores do Flamengo e pelo São Gonçalo EC. Em sua preparação para a Série C, a equipe foi derrotada por Olaria (2 a 5), Duque de Caxias (1 a 2) e Sampaio Corrêa (1 a 2) e bateu o Juventude Niteroiense (4 a 0).

 

SÃO GONÇALO FC
Elenco
Goleiros
Victor Hugo e Vinicius
Laterais
Dreivison, João Paulo, Matheus e Rafael
Zagueiros
Raphael Neuhaus, Diego Mendes, Douglas e Daniel
Volantes
Maykon, Robertinho, Ramon, Marlon e Luciano
Meias
Walber, Leozinho, Rodriguinho, Guilherme e Felipe Camacho
Atacantes
Edu, Waguinho, Somália e Wellington
Técnico
Marquinhos Pereira
SÃO PEDRO
Informações
Nome
São Pedro Atlético Clube
Fundação
16 de maio de 2011
Presidente
Robson Maciel
Endereço
Avenida São Pedro, 10 - Centro, São Pedro da Aldeia-RJ
Estádio
Waldemar Tadio (São Pedro da Aldeia-RJ) - 1.000 pessoas
Mascote
desconhecido
Títulos
nenhum
Participações - Série A
nenhum
Participações - Série B
nenhum
Material Esportivo
Vetor

Em 2013, o São Pedro esteve muito próximo ao acesso à Série B do Campeonato Carioca, quando perdeu a chance de subir nos pênaltis para o Grêmio Mangaratibense na Costa Verde. Para este ano, a equipe do “moinho dos lagos” vai apostar na categoria de base, que chegou às semifinais da Série C de juniores passada.

O próprio comandante do time este ano, o treinador Da Silva, era técnico dos juniores em 2013. Com Da Silva, vários atletas ganharam espaço no elenco, como o goleiro Adriano, o lateral Lucas Couto, os zagueiros Alecsandro e Matheus de Paula, o volante Victor, os meias Patrick e Titio e o atacante Thiago Moraes. Esses garotos serão mesclados com remanescentes do time de 2013, como o goleiro Caio, os laterais Marcos Paulo e Ulisses e o zagueiro João Luiz.

Um outro remanescente de 2013 e que fez alguns gols decisivos na campanha do quase acesso é o atacante Raphael “Di Maria” de 25 anos, que possui o apelido em homenagem ao atacante da Seleção Argentina que atua no Real Madrid. Di Maria terá a missão de substituir Araújo, que trocou o São Pedro pelo Artsul neste ano e foi o artilheiro da equipe no ano passado com 10 gols.

 

SÃO PEDRO
Elenco
Goleiros
Laterais
Zagueiros
Volantes
Meias
Atacantes
Técnico
SERRANO
Informações
Nome
Serrano Foot Ball Club
Fundação
29 de junho de 1915
Presidente
Alexandre Beck
Endereço
Rua Madre Francisca Paia, 400 - Quarteirão Ingelhein, Petrópolis-RJ
Estádio
Atílio Marotti (Petrópolis-RJ) - 15.000 pessoas
Mascote
Leão
Títulos
2 Campeonatos Fluminense (1925 e 1945)
2 Campeonatos Carioca - Segunda Divisão (1992 e 1999)
1 Campeonato Carioca - Série C de Juniores (2011)
Última Temporada
7º lugar (Série C - Rio 2013)
Participações - Série A
3 vezes
Participações - Série B
21 vezes
Material Esportivo
Natu Vale

Desde 2009 na Terceira Divisão do futebol fluminense, o Serrano mais uma vez se ajeita para tentar retornar a Série B. No último ano a equipe brigou até o fim por uma das vagas nos play-offs, mas teve que se contentar com 7º lugar geral do torneio. Para este ano, o clube manteve o treinador de 2013, Edi Carlos e trouxe novos jogadores.

O elenco é formado por jogadores locais, como o atacnte Ramon de 22 anos, alguns outros com passagem pelo América de Três Rios no ano de 2012, quando o Mecão Carijó foi vice-campeão da Série C, como o goleiro Maromba de 24 anos e os zagueiros Daniel e Maicon, ambos com 22 anos. Além destes, o time do Leão da Serra contará com atletas oriundos do Sul do país, em específico do Rio Grande do Sul, como o lateral-esquerdo Douglas Amaral de 25 anos e o atacante Deni de 24 anos.

O Serrano ainda terá como uma de suas armas um reforço estrangeiro, o atacante paraguaio Damián Fernandez, que tem passagem pelo Marcílio Dias-SC. Além do mais, o time da serra irá contar com o seu 12º jogador: o torcedor. Pois, neste ano, diferente de 2013, o clube conseguiu a liberação do Atílio Marotti para o recebimento de público.

 

SERRANO
Elenco
Goleiros
Bruno Maromba, Luís Paulo
Laterais
Douglas Amaral, Samuel
Zagueiros
Daniel, Maicon
Volantes
Eliabe, Paraguai, Guilherme
Meias
Deni, Samir
Atacantes
Damián, Ramon, Diego, Caio
Técnico
Edi Carlos
Time Base
Bruno Maromba; Douglas, Daniel, Maicon e Samuel; Eliabe, Paraguai e Deni; Ramon, Diego e Caio
GONÇALENSE
Informações
Nome
Gonçalense Futebol Clune
Fundação
13 de março de 2006
Presidente
Joacir Thomaz
Endereço
Rua Antonio Pereira de Macedo, 393 - Tanguá-RJ
Estádio
Alziro de Almeira (mando) - 1.000 pessoas
Mascote
-
Títulos
1 Campeonato Carioca - Série C (2014)
Última Temporada
1º lugar (Série C - Rio 2014)
Participações - Série A
nenhun
Material Esportivo
WA Sports

Depois de um ano licenciado, o Tanguá Esporte e Cultura retorna a Série C. Mas será mesmo? Com o falecimento do seu antigo presidente, Carlos Ubirajara Pereira, o time de Tanguá foi comprado por Joacir Thomaz, que levou o clube para a vizinha São Gonçalo, onde o rebatizou como Gonçalense Futebol Clube. Devido alguns trâmites burocráticos na federação, a alteração do nome não ocorreu em tempo, com isso o time ainda entra como Tanguá na disputa deste ano.

O Tanguá/Gonçalense é uma espécie de “novo rico” da divisão. Vem investindo forte em seu elenco e na construção de um estádio no bairro de Jardim Catarina em São Gonçalo, que pode ser usado ainda nesta Série C, mas por enquanto o estádio José Alves Ventura, em Rio Bonito, será a sua casa. Joacir Thomaz, que já foi parceiro do São Gonçalo FC, trouxe vários jogadores do seu antigo time antigo para o Tanguá/Gonçalense. Dentre eles estão os laterais Dyego e Daves, o zagueiro Yago, o experiente volante Claudio Silva e os atacantes Lages e Renato Piazi.

O tricolor de São Gonçalo trouxe alguns jogadores que pertenciam ao Serra Macaense, como o lateral-direito Thiaguinho e o atacante Wender. Mas um dos nomes mais badalados do clube estará fora das quatro linhas, trata-se de Emanuel Sacramento, que vem acumulando bons trabalhos nos últimos anos, em clubes como o Tigres do Brasil, Mesquita e Boavista, onde foi vice-campeão da última Copa Rio.

 

GONÇALENSE
Elenco
Goleiros
Julio, Jean e Diego
Laterais
Thiaguinho, Sales, Ricardo Sena e Igor
Zagueiros
Alemão, Rodrigão, Anderson, Yago e Joseph
Volantes
Alan, Dyeguinho, Jhonata, Pedrinho e Ualace
Meias
Bernardo, David, Gilmax, Giovanni, Beto e William Amendoim
Atacantes
Sabão, João, Raí, Talisson, Maurinho e Sorriso
Técnico
Emanuel Sacramento
TERESÓPOLIS
Informações
Nome
Teresópolis Futebol Clube
Fundação
14 de abril de 1915
Presidente
Frederico da Cunha Lopes Menezes
Endereço
Rua Ernesto Silveira, 10 - Alto, Teresópolis-RJ
Estádio
Antônio Savatonne (Teresópolis-RJ) - 8.000 pessoas
Mascote
Coruja
Títulos
nenhum
Última Temporada
30º lugar (Série C - Rio 2013)
Participações - Série A
nenhun
Participações - Série B
2 vezes
Material Esportivo
-

Depois de ser rebaixado da Série B no ano de 2012, após não acumular condições para a disputa do torneio e desistir da disputa, e no ano seguinte fazer péssima campanha na Série C, que o credenciou ao 30º lugar geral, o Teresópolis junta os cacos para surpreender na edição atual da Terceirona.

A aposta do Teresópolis será modesta. A equipe será formada por jogadores remanescentes da campanha do ano passado, como o lateral-direito Alex Sander, o volante Marlon, os meias Arthur e Durval e o atacante Luan. Dos nomes que chegam ao clube, destaca-se o do atacante Lyndson de 28 anos, com passagens por Bonsucesso, Itaperuna e São José.

Assim como no ano passado, quem comandará a equipe será o treinador Leandro Brasília, que deve completar o time com jogadores da casa, que chegaram às semifinais da Série C de Juniores do ano passado, quando foram eliminados pelo São Cristóvão.

 

TERESÓPOLIS
Elenco
Goleiros
Leonardo
Laterais
Alex, William e Gabriel
Zagueiros
Leonel e Stefan
Volantes
Marlon, Marquinhos e Markus
Meias
Arthur, Durval e Luan
Atacantes
Bruno Farias, Lyndson e Gideon
Técnico
Brasília
Time Base
Leonardo; Alex, Leonel, Stefan e Gabriel; Marlon, Marquinhos, Arthur e Durval; Bruno Farias e Lyndson.
UNIÃO CENTRAL
Informações
Nome
União Central Futebol Clube
Fundação
14 de abril de 1986
Presidente
José Renato de Oliveira
Endereço
Rua Feliciano Pena, 10 - Vila da Penha, Rio de Janeiro-RJ
Estádio
Municipal (São José do Vale do Rio Preto-RJ) - 1.000 pessoas
Mascote
desconhecido
Títulos
nenhum
Última Temporada
12º lugar (Série C - Rio 2013)
Participações - Série A
nenhun
Participações - Série B
1 vez
Material Esportivo
Brilho Sports

Na edição passada da Série C, o União Central protagonizou um caso curioso. Dos 10 jogos que fez na Primeira Fase da competição ganhou cinco, das suas seis vitórias, por WO. Apesar de ter feito 17 gols naquela fase, a equipe de fato só balançou por duas vezes as redes adversárias. Mesmo assim passou para a Segunda Fase, onde apenas figurou, o credenciando à um 12º lugar geral.

Neste ano, o União Central surpreendeu a todos ao firmar parceria com a Prefeitura Municipal de São José do Vale do Rio Preto, município da Região Serrana, visando disputar a Terceirona na cidade vizinha à Teresópolis. A parceria compreende na utilização do reformado estádio municipal da cidade, o Raul Izidoro Ferreira, ostentar o nome do Atlético Riopretano (tradicional equipe local), como também a utilização de jogadores locais.

Alguns atletas do ano passado devem pintar na campanha deste ano, como o goleiro Felipe e o zagueiro Roberto. Inicialmente, Pedro Mendes, que esteve a frente da equipe auri-anil no ano passado, seria o comandante este ano, mas o clube acabou por escolher Jairo Pereira para o cargo de treinador do União Central e assim conseguir surpreender com o acesso.

 

UNIÃO CENTRAL/RIOPRETANO
Elenco
Goleiros
Anderson e Gabriel
Laterais
Marquinho, Jonathan, Rafinha e Cariús
Zagueiros
Brito e Jefferson
Volantes
Hudson, Batata e Luciano
Meias
Matheus Rosa, João Pedro, Léo e Adriano
Atacantes
Caxias, Araújo, Ryan e Santana
Técnico
Jairo Pereira
Time Base
Anderson; Jonathan, Brito, Jefferson e Rafinha; Hudson, Luciano, Léo e Adriano; Ryan e Santana
UNIÃO MARECHAL HERMES
Informações
Nome
União de Marechal Hermes Futebol Clube
Fundação
05 de novembro de 1915
Presidente
Ivany da Costa Cardoso
Endereço
Rua Doutor Thompson Mota, 482 - Marechal Hermes, Rio de Janeiro-RJ
Estádio
Osmário Castelar (Nova Iguaçu-RJ) - 1.000 pessoas
Mascote
Pantera
Títulos
nenhum
Última Temporada
19º lugar (Série C - Rio 2013)
Participações - Série A
nenhum
Participações - Série B
5 vezes
Material Esportivo
-

O União de Marechal Hermes promoveu em 2013 uma campanha muito irregular, ao ser eliminado ainda na Primeira Fase da Série C, alcançando apenas um modesto 19º lugar na classificação geral do torneio. Para este ano, a expectativa é de ao menos avançar a próxima fase, pois o acesso será uma grande surpresa.

Diferente de 2013, o União de Marechal muda de casa, mas ainda assim permanece mandando seus jogos na Baixada Fluminense. Deixa o estádio Joaquim Almeida Flores, em Nilópolis, pertencente ao Nova Cidade e se instala no bairro de Andrade Araújo, em Nova Iguaçu, mais precisamente no estádio Osmário Castelar Filho, de posse do EC Esperança, clube amador da Liga Iguaçuana.

Quem tem a tarefa de comandar o União é o treinador Bida. Na preparação, um dos poucos testes feitos foi contra um clube amador, o América de Barra do Piraí, realizado no Sul Fluminense e terminado em 2 a 2. Os destaques do time devem ser os atacantes Dodô e Neigol, autores dos gols no empate contra o America, e o meio-campo Messi, que não é o camisa dez do Barcelona-ESP.

 

UNIÃO MARECHAL HERMES
Elenco
Goleiros
Renan
Laterais
Juan e Luiz
Zagueiros
Gean e Herbert
Volantes
Paulista e Thiago
Meias
Weslei e Messi
Atacantes
Dodô, Anderson Tegão e Neigol
Técnico
Bida
Time Base
Renan; Juan, Gean, Herbert e Luiz; Paulista, Thiago, Weslei e Messi; Dodô e Neigol.

Todos os jogos da Primeira Fase

TABELÃO - SÉRIE C
Grupo A
Clubes
ADI
ARR
BAR
CAM
RSP
ADI
18/5
Alziro de Almeida
6/7
Alziro de Almeida
15/6
Alziro de Almeida
4/5
Alziro de Almeida
ARR
22/6
Figueira de Melo
25/5
Figueira de Melo
4/5
Figueira de Melo
6/7
Figueira de Melo
BAR
1/6
Eustáquio Marques
29/6
Eustáquio Marques
18/5
Eustáquio Marques
15/6
Eustáquio Marques
CAM
11/5
Ítalo del Cima
8/6
Ítalo del Cima
22/6
Ítalo del Cima
25/5
Ítalo del Cima
RSP
8/6
Oscar Pupo
1/6
Oscar Pupo
11/5
Oscar Pupo
29/6
Oscar Pupo
Grupo B
Clubes
DCX
GON
RUB
SER
UMH
DCX
18/5
Telê Santana
6/7
Telê Santana
4/5
Telê Santana
15/6
Telê Santana
GON
22/6
Telê Santana
25/5
José Ventura
6/7
José Ventura
4/5
José Ventura
RUB
1/6
Lourival de Almeida
29/6
Lourival de Almeida
15/6
Lourival de Almeida
18/5
Lourival de Almeida
SER
8/6
Atílio Marotti
1/6
Atílio Marotti
11/5
Atílio Marotti
29/6
Atílio Marotti
UMH
11/5
Osmário Castelar
8/6
Osmário Castelar
22/6
Osmário Castelar
25/5
Osmário Castelar
Grupo C
Clubes
ART
CON
BEL
FUT
HEL
ART
22/5
Nivaldo Pereira
1/6
Nivaldo Pereira
29/6
Nivaldo Pereira
19/6
Nivaldo Pereira
CON
22/6
Mané Garrincha
11/5
Mané Garrincha
8/6
Mané Garrincha
25/5
Mané Garrincha
BEL
6/7
José de Alvarenga
15/6
José de Alvarenga
18/5
José de Alvarenga
4/5
José de Alvarenga
FUT
25/5
Joaquim Flores
8/5
Joaquim Flores
22/6
Joaquim Flores
6/7
Joaquim Flores
HEL
11/5
José de Alvarenga
29/6
José de Alvarenga
8/6
José de Alvarenga
1/6
José de Alvarenga
Grupo D
Clubes
ATR
NOV
SCR
SPE
ATR
8/6
Benedito Amorim
18/5
Benedito Amorim
6/7
Benedito Amorim
NOV
4/5
Joaquim Flores
1/6
Joaquim Flores
22/6
Joaquim Flores
SCR
22/6
Figueira de Melo
6/7
Figueira de Melo
4/5
Figueira de Melo
SPE
1/6
Waldemar Tadio
18/5
Waldemar Tadio
8/6
Waldemar Tadio
Grupo E
Clubes
ESP
SGF
TER
UCE
ESP
8/6
Hélio Rodrigues
6/7
Hélio Rodrigues
18/5
Hélio Rodrigues
UCE
22/6
Raul Izidoro
6/7
Raul Izidoro
4/5
Raul Izidoro
SGF
4/5
Carlos Gonçalves
22/6
Carlos Gonçalves
1/6
Carlos Gonçalves
TER
1/6
Antonio Savatone
18/5
Antonio Savatone
8/6
Antonio Savatone

Um comentário em “O Grande Guia Completo do Campeonato Carioca 2014 – Série C

  • 10 de maio de 2014 em 14:40
    Permalink

    temos no meio campo um jogador 1993 com passagens pelo
    laluz f.c montevideo uruguay 2010
    barcelona e.c campeonato carioca serie c -2011
    america f.c \ olimpia f.c sao paulo – 2012\2013
    barcelona e.c campeonato carioca 2014 serie c
    cbf n.o 402867-p
    ferj 171140-p
    CAIO MARCELO F.PEREIRA.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *