Portuguesa perde para o São José-RS e assume a lanterna do grupo

A Portuguesa  foi derrotada  pelo São José-RS , por 2 a 0, neste domingo, às 15h. A partida válida pela quarta rodada da Série D do Campeonato Brasileiro aconteceu no Estádio Luso Brasileiro e os gols foram marcados por Eder e Carrilho, um em cada tempo.  Com a derrota, a Lusa caiu uma posição e agora é a lanterna do grupo A14 com 4 pontos e com Saldo -2. O São José é o terceiro colocado, também com 4 pontos, mas com saldo 0.

O São José começou pressionando muito. Logo aos oito minutos o goleiro da Portuguesa já estava trabalhando muito. Chico entrou na área e bateu rasteiro. Luciano deu o rebote e Cláudio chegou chutando para mais uma defesa do camisa número 1. O lado direito parecia o lado certo para a equipe do Rio Grande do Sul. Cláudio dava muito trabalho para a defesa do time da casa. Aos vinte e oito, após cruzamento, Chico cabeceou e Luciano mandou a bola para fora. Na sequência, Jean mandou perto da trave.

O primeiro gol da partida saiu aos trinta e cinco minutos. Eder recebeu a bola na entrada da  área e chutou cruzado, sem chances para o goleiro Luciano. Com o gol, o ‘’mais simpático do Rio Grande do Sul’’ ganhou confiança e continuou atacando. Cláudio carregou pelo meio e chutou para mais um defesa de Luciano.

A Portuguesa só teve sua primeira finalização aos quarenta e cinco minutos. Diego Maia bateu de fora da área e o goleiro Fábio não teve dificuldades.

Na volta para a segunda etapa, o time da casa voltou mais aceso e teve o primeiro lance de perigo. Belarmino voou pelo lado direto e mandou a bola pra área. A redonda sobrou para Alex Carioca que chegou batendo de primeira, raspando a trave.  No contra-ataque, o São José teve um gol anulado. Após confusão da defesa da Lusa, Chico empurrou pro fundo da rede, mas o juiz marcou falta.

Com o tempo, a equipe visitante foi retomando o ritmo do primeiro tempo e aos vinte e oito, Eder tocou na saída do goleiro Luciano e Pessanha tirou quase em cima da linha. Aos trinta, logo quando entrou no lugar de Chico, Elton fez a jogada pela esquerda e tocou para Eder. O autor do primeiro gol tirou do zagueiro e rolou para Carrilho. O camisa cinco mandou um bomba e marcou o segundo do São José.

Com o placar desfavorável, a Portuguesa se lançou ao ataque e deu brechas para o contra-ataque. Com os espaços, o São José ainda teve uma penalidade ao seu favor.  Jean cobrou e Luciano pegou.

Na próxima rodada, a Portuguesa vai até Sorocaba para enfrentar o líder São Bento. O clube paulista tem 7 pontos.