Portuguesa vence, mas Friburguense vai à semifinal da Copa Rio

IMG_1935

Por Vitor Melo (Fotos: Vitor Melo/Super Gol)

O Friburguense está classificado para a próxima fase da Copa Rio. Mesmo com o revés sofrido por 1 a 0, o Tricolor da Serra venceu pelo placar agregado e confirmou sua vaga na semifinal da competição, na tarde desta quarta-feira, 05, no Estádio da Rua Bariri, em Olaria. Jaderson marcou o gol solitário dos insulanos. Agora, o Friburguense encara o AD Itaboraí, nos dias 12 e 19 deste mês, em local ainda indefinido.

O jogo

Com o apito inicial, os donos da casa adotaram uma postura ofensiva e pressionaram o adversário no campo de ataque. Assim, aos quatro minutos da etapa inicial, a Lusa por pouco não abriu o placar, quando Damião Reis hesitou em cortar lançamento e cedeu a jogada para Jaderson, que arrematou para a defesa segura de Luiz Felipe. Apesar da superioridade durante os dez minutos iniciais, a equipe da Ilha do Governador pisou no freio e, abriu os espaços para o adversário sair para o jogo.

A resposta da equipe de Nova Friburgo surgiu aos 11; Vitinho lançou Toshiya, que dominou e soltou uma bomba, onde passou raspando à meta dos mandantes. Em novo ataque, por Toshiya, aos 26, o camisa 11  recebeu outro lançamento e, novamente pecou na finalização, desperdiçando a oportunidade de inaugurar o marcador. O domínio das ações pelos visitantes permaneceu até o final dos primeiros 45 minutos, porém, as equipes pecaram no último passe e inalteraram o marcador na primeira etapa.

IMG_1906

Na volta para a etapa complementar, a Lusa mostrou-se empenhada na busca pelo gol inaugural. Com maior posse de bola, refletindo no volume de jogo, a equipe do técnico Rogério Corrêa foi eficaz logo cedo, aos cinco: Jaderson aproveitou jogada pela ponta direita e emendou um forte chute cruzado, sem chances para o arqueiro tricolor. 1 a 0. Através deste panorama, os insulanos insistiram nas bolas alçadas para a área adversária, porém, a retaguarda do Frizão foi segura e impediu a ampliação da contagem na partida.

Apesar do placar ainda desconfortável, os mandantes pouco fizeram para obter mais dois gols e, assim, a partida seguiu com os vistantes se segurando como podiam na retaguarda e, fazendo o tempo correr. As oportunidades no restante do embate foram escassas, ou praticamente nulas, fazendo com que a partida caminhasse para o seu fim sem mais mudanças no marcador. Vitória ineficaz dos donos da casa: 1 a 0, placar final.

Próximos compromissos

O Friburguense vai enfrentar o Itaboraí nos dias 12 e 19, ainda neste mês. Os mandos de campo ainda serão definidos através de sorteio. Já a Portuguesa, encerrou suas atividades profissionais neste ano.