Resende vence e passa na liderança da Seletiva; Americano se classifica em segundo

Por Emerson Pereira e Vitor Melo (Fotos: Emerson Pereira/Super Gol)

Comemoração dupla no Estádio do Trabalhador. Pela última rodada da Seletiva do Campeonato Carioca, Resende e Americano se enfrentaram na tarde deste domingo, 13, no Sul Fluminense, e acabaram classificados à fase principal. Em campo, o Gigante do Vale bateu o adversário campista por 1 a 0, gol de Maxwell, e terminou na liderança com 11 pontos. Com um a menos, o Cano foi o vice-líder da chave.

O jogo

Empurrado pela força de sua torcida, o Resende foi o responsável por comandar as principais ações 45 minutos iniciais. Logo aos 10 minutos, os donos da casa enviaram seu cartão de visita. Arthur Faria carregou pelo meio e tocou para Zambi, que matou no peito, girou o corpo e mandou colocado, rente à trave esquerda. A pressão do gigante do Vale não parou por aí. Aos 22 minutos, Vitinho desarmou, puxou contra-ataque e tocou para Maxwell, que arrematou para a defesa segura de Luis Henrique.

Mantendo o bom ritmo de jogo, o Resende chegou ao gol, de fato, aos 35 minutos. No lance, Zambi acionou Arthur Faria, que foi derrubado por Rafinha na área. A cobrança de Maxwell foi como manda o manual: goleiro para um lado e bola para o outro. 1 a 0. A primeira e única participação efetiva do Cano foi anotada somente aos 42 minutos. Rafinha cobrou escanteio pela esquerda e Sanderson cabeceou por cima, tirando tinta do travessão.

WhatsApp Image 2019-01-13 at 18.18.31

Na volta para a etapa complementar, o time do técnico Josué Teixeira adotou uma postura mais ofensiva, que culminou na melhora da equipe. Aos quatro minutos, Espinho aproveitou cobrança de falta na área e cabeceou com perigo, parando na boa defesa de Hanule. Seis minutos depois, foi a vez de Leo Rosa arrancar suspiros dos torcedores em cobrança de falta, que atingiu a trave.

Com o passar do tempo, o Gigante do Vale conseguiu emparelhar o confronto, tornando-o equilibrado por ambos os lados. Sem muitos lances efetivos, o Americano chegou perto do empate somente aos 35 minutos, em chute de longa distância por Romario. Com os destinos praticamente definidos, as equipes evitaram forçar as jogadas e partiram para o fim sem mais oportunidades de balançar as redes. Resultado final: 1 a 0.

Próximos compromissos

O Resende retorna aos gramados somente no próximo dia 20, quando encara a Portuguesa no Luso Brasileiro, às 16h30. Já o Americano, retorna diante do Boa Vista em dia dia semelhante, às 19h, no Estádio Elcyr Resende.