Tá registrado: Com a mão ou com o pé, Maradona ‘acaba’ com a Inglaterra

Por Emerson Pereira

Com a mão, Maradona faz o gol da classificação da Argentina (Foto: Getty)
Com a mão, Maradona faz o gol da classificação da Argentina (Foto: Getty)

Mostro, gênio, fantástico… Todos esse adjetivos são poucos para descrever Diego Armando Maradona, na época de jogador. Nesta edição do “Tá registrado” , aqui no Super Gol, vamos recordar um verdadeiro show do maior jogador argentino contra a Inglaterra no Estádio Azteca, na Cidade do México, na Copa do Mundo de 1986. Pela genialidade de Dieguito, esse jogo está eternizado na memória dos Mundiais, muito pelo dito “gol do século”, além de ” La Mano de Dios “. Enfim, vamos recordar a vitória do nossos vizinhos sobre os ingleses.

A partida

Na etapa inicial, o time inglês começou ditando o ritmo de jogo, porém, do outro lado tinha um endiabrado Maradona, que fez de tudo um pouco. Com o passar do tempo, a Argentina controlou todas as ações da partida, encurralando a Inglaterra em seu campo defensivo. Porém, as chegadas da seleção alvi-celeste paravam no goleiro Shilton, que assegurou o 0 a 0, até o término do primeiro tempo.

Maradona ‘desperta’ e manda Lineker e cia. de volta para Inglaterra

Jogando como na primeira etapa, com a bola nos pés, mas sendo mais objetiva nos 45 minutos finais, a Argentina contou com o “despertar” de Dieguito. Aos seis minutos, o camisa 10 fez fila, tocou para Valdano, mas o marcador inglês se antecipou, mandando para trás e, com a mão, Maradona encobriu o arqueiro Shilton. “La mano de Dios”: 1 a 0.

Quatro minutos mais tarde, Maradona recebeu a bola em seu campo defensivo, arrancou de forma incrível, deixou quatro jogadores para trás, limpou Shliton e colocou pro fundo da gol. Um golaço, simplesmente genial. 2 a 0 Argentina.

Com o resultado feito, a seleção da América do Sul administrava a posse de bola, enquanto a Inglaterra apostava nas rápidas jogadas, principalmente com Barnes, que entrou para agitar a partida, além de reacender a esperança do time do velho mundo. Aos 36, ele cruzou da esquerda para área, na cabeça de Lineker: 2 a 1. No lance seguinte, Barnes novamente cruzou para o camisa 10 inglês, que cabeceou para fora. Fim de papo, Argentina classificada.

Maradona faz o dito "gol do século"
Maradona faz o dito “gol do século”

Dados da partida:

ARGENTINA 2×1 INGLATERRA
Copa do Mundo – 1986, quartas-de-final

Local: Estádio Azteca, Cidade do México-MEX;
Horário: 12h00min;
Data: Domingo, dia 22/06/1986;

Árbitragem: Bin Nasser-TUN;

>>> Argentina: Pumpido; Ruggeri, Brow, Cuciuffo e Olarticoechea; Sergio Batista, Giusti, Enrique e Barruchaga (Tapia); Maradona e Valdano. Técnico: Carlos Bilardo;

>>> Inglaterra: Shilton; Steves, Butcher, Sansom e Fenwick; Hoddle, Hodge, Steven (Barnes), Reid (Waddle); Beardley e Lineker. Técnico: Bobby Robson;

Cartões amarelos: ARG (Sergio Batista) – ING (Fenwick);
Gols: Maradona (1×0 – 6′ 2ºT | 2×0 – 10′ 2ºT) e Lineker (2×1 – 36′ 2ºT).