Vasco encaminha vitória na primeira etapa e conquista Taça Rio sub-20 sobre o Flamengo

Por Diego Pedroso (Foto: Úrsula Nery/Agência FERJ) 

Na manhã deste domingo (02), a equipe sub-20 do Vasco da Gama recebu o Flamengo em São Januário, pela Final da Taça Rio da categoria. Os donos da casa foram superiores durante o jogo todo, mas precisaram somente dos primeiros 45 minutos para encaminharem o resultado positivo. Com gols de Bruno Cosendey e Paulinho, o Expressinho da Vitória, que já havia conquistado a Taça Guanabara, venceu também a Taça Rio, sobre o maior rival, pelo placar de 2 a 0.

O JOGO

Eram 10:00 horas da manhã quando a bola rolou em São Januário. Chovia bastante na Colina Histórica e a promessa era de bom jogo. Os vascaínos começaram a assustar o goleiro Gabriel Batista com chutes de fora da área. Paulo Vitor e Robinho passavam pela defesa do Mengo com certa facilidade e faziam com que o arqueiro rival sujasse o uniforme.

Aos 20 minutos, a bola bateu no braço de André Baumer, na entrada da área e o árbitro marcou falta. Bruno Cosendey chutou forte, rasteiro, e a bola ainda desviou em um pé Rubro-Negro, matando o goleirão Gabriel Batista, que ficou parado no meio do gol. Bruno Cosendey percebeu que o caminho para chegar ao segundo gol era chutando forte e rasteiro, pois a bola molhada poderia trair o goleiro do Fla. Na marca dos 24 minutos, em mais uma cobrança de falta, cobrou do mesmo jeito, mas desta vez, Gabriel Batista conseguiu evitar o tento vascaíno. 

Em ótima jogada do Vasco pela esquerda, aos 27, a zaga do Flamengo bobeou e a bola sobrou limpa para Paulinho, que teve tranquilidade para dominar, girar o corpo e chutar no canto direito de Gabriel Batista. A primeira grande oportunidade da equipe da Gávea surgiu somente aos 37 minutos. Lincoln entrou livre na área do Vasco, ficou cara a cara com o goleiro João Pedro e chutou em cima do arqueiro. Foi a primeira das muitas defesas importantes que João Pedro ainda faria na Final.

Na segunda etapa os Rubro-Negros voltaram mais ofensivos e, com isso, passaram a levar muito mais perigo ao gol vascaíno. Logo aos 5 jogados no segundo tempo, Fabrício cruzou pela ponta direita para Lucas Silva, que furou a bola e desperdiçou uma grande chance de diminuir e colocar fogo nos quarenta minutos restantes. O Gigante da Colina preocupou-se somente em administrar o resultado do primeiro tempo, já o Urubu, corria contra o tempo. 

João Pedro, goleiro do Vasco, se tornou o destaque da partida na etapa complementar. Muito seguro, o camisa 1 da Colina teve até o nome gritado pelo bom número de vascaínos que foram prestigir a decisão. Aos 30 minutos, grande parte da torcida vascaína já comemorava em São Januário.

Campeão dos dois turnos do Carioca sub-20, o Vasco Da Gama irá enfrentar o Botafogo na semifinal do Estadual. Por outro lado, dono da melhor campanha durante a Competição, o Flamengo encara o Madureira. Os locais e as datas das partidas ainda não foram divulgados.