Vitória e Náutico: o duelo mais banguense do Campeonato Pernambucano

China RF

Por Emerson Pereira

O Campeonato Pernambucano vai para a sua quarta rodada no próximo final de semana e terá um duelo de conhecidos dos fluminenses. Aliás, dos banguenses. Separados por um ponto, Náutico e Vitória de Santo Antão se enfrentam com algumas coisas em comum. Ambos seus treinadores comandaram o Bangu, além de contar com ex-atletas do clube.

Num lado, Roberto Fernandes tem a missão de levar o Náutico novamente aos seus dias de glória após um 2017 decepcionante, que culminou no inédito rebaixamento à Série C do Campeonato Brasileiro. À sua disposição, ele tem no elenco quatro atletas que defenderam o Bangu na Série D do último ano: o zagueiro Cleidson, o volante Hygor Guimarães, o meia-atacante Rogerinho e centroavante Daniel Bueno. Até o momento, o Timbu lidera a competição com seis pontos, classificou-se à fase principal da Copa do Nordeste e vem embalado após atropelar o arquirrival Sport por 3 a 0.

Contudo, é a 50 quilômetros do Recife que encontra-se a “colônia de banguenses”. Comandados por Fernando China, técnico do sub-20 alvirrubro por duas temporadas, estão cinco atletas com passagens por Moça Bonita. Sendo que três deles estão emprestados enquanto o Campeonato Carioca rola. São eles: os zagueiros Walker e Rodrigo e o lateral-direito João Marcello. Lucas Vaz e Carlinhos fecham a lista. Todos jogaram com o treinador nas categorias de base do clube carioca.

Fernando China e Roberto Fernandes duelarão pela primeira vez no Campeonato Pernambucano (Fotos: Emerson Pereira)
Fernando China e Roberto Fernandes duelarão pela primeira vez no Campeonato Pernambucano (Fotos: Emerson Pereira)

–  Quando conhecemos os garotos na base, você ajuda na formação e passa muita informação para que eles possam melhorar a performance. Acaba tornando-se uma relação de confiança entre o treinador e o atleta. Essa relação acaba se fortalecendo quando voltamos a trabalhar. De certa forma, isso ajuda – diz Fernando China, que completa fazendo uma projeção do duelo contra o Náutico:

– A gente espera uma partida equilibrada, muito pelos jogos que fizemos e pela qualidade do adversário. Quem tiver o domínio do meio-campo, tem a tendência de ter sucesso na partida. Respeito a equipe do Náutico, mas vejo o próximo jogo com equilíbrio – projeta.

Vitória e Náutico se enfrentam no domingo, 28, às 17h pelo horário de Brasília, na Arena Pernambuco, na cidade de São Lourenço da Mata.